JOGOS ABERTOS | Basquete feminino de Itu conquista classificação histórica e faz final contra Santo André

É a primeira vez que uma equipe de quadra ituana disputa um título na competição

A equipe de basquete feminino de Itu venceu Franca na tarde deste sábado, 17, por 75 a 45, em uma das semifinais dos Jogos Abertos do Interior e está classificada para a final da competição. Uma classificação histórica, já que nunca antes uma equipe de quadra ituana chegou na final dos Abertos.

Com toda a história dos jogos, jamais uma equipe de quadra ituana, chegou na final do Jogos Abertos. (Foto: Paulo Melo)

O secretário de esportes de Itu, Douglas Boschetti, fala sobre a satisfação da conquista desse time. “Para a gente é uma grande alegria essa equipe chegar na final dos Abertos, o mais interessante é que foi honrando a camisa, honrando a cidade, com muita garra e determinação nos jogos todos os dias, se sacrificando; evolução tremenda da equipe. Estão de parabéns, fazendo história. Jamais uma equipe de Itu – com toda a história dos jogos – uma equipe de quadra, chegou na final do Jogos Abertos”, comemora.

Na partida deste sábado, Itu conseguiu uma boa vantagem em todo o primeiro tempo, marcando 23 pontos contra apenas 8 de Franca no primeiro quarto, e 18 a 7 no segundo. Na volta do intervalo, o rendimento da equipe caiu um pouco e as adversárias aproveitaram, 14 pontos para as ituanas e 19 para francanas. No último quarto, Itu voltou a dominar e marcou mais 20 pontos e Franca apenas 11.

A cestinha da partida, pela segunda vez nessa competição, foi a pivô do Ituano Basquete, Monique, com 20 pontos. Suas companheiras do Ituano também marcaram: Joice fez 15 pontos, Palmira fez 10, Patrícia marcou 7 e Kelly registrou 5 pontos. Djane Santos e Evelyn Silva marcaram 8 tentos cada e Beatriz Gonçalves marcou mais 2.

A classificação da equipe é vista como resultado de todo o trabalho realizado com o basquete em Itu, desde a formação da equipe no final do ano passado. “Quem planta, colhe. Estamos colhendo um fruto do trabalho árduo. Parabéns à toda comissão técnica – o [técnico Antônio Carlos] Barbosa, a Elis [Schanoski, assistente-técnica], o Augusto [Cruzolini, preparador-físico], o Fábio [Imenes, fisioterapeuta] – a todos os envolvidos, ao prefeito Guilherme Gazzola, que aposta nesse projeto, à toda Secretaria de Esportes, a todos os torcedores pela vibração positiva, não deixar de agradecer todos os patrocinadores do basquete (CIS, Eppo, Alvorada Supermercados, Starrett, Itv e Secom), todos que acreditam nesse projeto. Estamos muito felizes e vamos buscar o título!”, afirma o secretário de esportes de Itu.

Itu e Santo André já se enfrentaram nos Abertos desse ano. O confronto aconteceu na última quinta-feira, 15, no Ginásio Municipal de Ibaté e terminou com a vitória das meninas ituanas pelo placar de 64 a 54.

A final da competição, com horário e local à ser definido até o final da noite e hoje, ocorre neste domingo, 18 de novembro, contra Santo André – que venceu a equipe e Catanduva pelo placar de 55 a 44 – com quem o Ituano Basquete disputa também a classificação no Campeonato Paulista. “Uma final contra Santo André e depois vamos fazer os jogos dos playoffs, ainda mais Santo André que está se tornando um grande rival nosso”, diz Boschetti.

Equipe de Santo André venceu as meninas de Catanduva e está na final. (Foto: Paulo Melo)