Após ser desclassificada no Ciclismo por equipe, Santos leva ouro e bronze no individual

Após ser desclassificada na prova de Ciclismo de Velocidade Olímpica em equipe no sábado (17), a cidade de Santos levou o ouro e o bronze na prova de Velocidade Individual, na 1ª Divisão do masculino. A disputa foi realizada no Parque Eco-Esportivo Damha, na manhã deste domingo (18). A medalha de prata ficou com Indaiatuba.

O campeão da prova, João Vitor da Silva, tem 21 anos e treina desde os 8. Natural de Foz do Iguaçu (PR), onde começou sua paixão por bicicleta, ele já foi medalha de ouro nove vezes no Campeonato Brasileiro e bronze no Panamericano e no Sulamericano de Ciclismo.

“Eu comecei na bike por causa do meu pai, que também era ciclista e competia. Ele me deu uma bicicleta quando eu tinha 8 anos e já me colocou para competir. Ali comecei a pegar gosto e com 12 anos comecei a treinar sério, foi quando entrei para uma equipe de juventude de Foz do Iguaçu”, contou.

Aos 15 anos, João Vitor foi campeão brasileiro pela primeira vez e então seu amor pelo esporte se fortaleceu ainda mais. Há cerca de um ano, seus treinos passaram a ser realizados no Rio de Janeiro. “Participo de um projeto da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro para fazer preparação para todas as provas que têm no ano, então lá treinamos num velódromo olímpico, de madeira, e moramos junto com o pessoal da Seleção, e tudo o que precisamos para nos preparar fica perto, a academia onde treinamos, enfim, nossa preparação é toda feita no Rio”, relatou.

Na prova de Velocidade Individual, o ciclista deve percorrer 1.700 metros antes da tomada de tempo, contada a partir dos 200 metros finais, dos quais se classificam os finalistas. Em seguida, os ciclistas largam dois a dois. O primeiro colocado é emparelhado com o último, o segundo com o penúltimo e assim por diante. E então disputam entre eles matches (corridas) em melhor de três.

Segundo João Vitor, a prova desde domingo foi bem intensa. “Foi muito acirrada e bastante cansativa também porque já estávamos aqui desde cedo, e com várias disputas, a gente chega ao final já fadigado. Mas foi muito gratificante receber a notícia, treinamos muito justamente para chegar à melhor forma na competição”, falou.

APRENDIZADO

O ouro e o bronze de Santos ajudaram a melhorar o clima que estava tenso depois que a cidade foi desclassificada na prova de ciclismo de Velocidade Olímpica – VO (em equipe), realizada no sábado. O trio que representa Santos havia terminado a prova com o melhor tempo, mas um dos atletas não cruzou a linha de chegada, obrigação prevista no regulamento, e a cidade foi desclassificada, dando o ouro a Indaiatuba, que fez o segundo melhor tempo.

Matheus Cavasana Zocal contou à nossa reportagem que se esqueceu desse ‘detalhe’: “Foi uma distração mesmo, eu estava tão concentrado em fazer um tempo bom no meu trecho que acabei esquecendo de cruzar a linha de chegada”, desabafou. Como tudo serve de lição, esta é uma falha que muito possivelmente ele jamais repetirá. “Claro que estarei mais atento a isso agora. E logo já teremos mais provas”, contou o ciclista que levou o bronze na competição individual.

FEMININO

Na prova de Velocidade Individual da 1ª Divisão Feminino, ouro e bronze foram para as atletas de São José dos Campos. A dupla é campeã da prova de Velocidade Olímpica (em equipe) realizada um dia antes. A medalha de prata ficou para a cidade de Santos, que até este domingo (18) está em primeiro lugar na pontuação geral dos Jogos Abertos do Interior, seguida por São José dos Campos e Jundiaí.

Tatielle Valadares (imagem ao lado), que conquistou o ouro na prova individual, também achou a disputa acirrada. “A prova hoje foi forte, no primeiro matche a outra atleta chegou bem perto de mim, então tive um pouco de dificuldade de ficar mais longe. O segundo foi um pouco mais tranquilo, mas ainda assim bastante forçado”, contou.

Após se esforçar diariamente com treinos duros na Serra da Mantiqueira na região de Campos do Jordão, que têm duração mínima de uma hora e meia, Tatielle comemora a vitória. “É uma sensação muito boa”, falou a atleta que ainda vai participar da prova de Critério por Pontos, que será realizada nesta segunda-feira (19), a partir das 12 horas, também no Parque Eco-Esportivo Damha. “Essa prova não é muito a minha cara, mas vamos tentar um bom resultado para fazer nossa equipe campeã”, finalizou.