POLÍCIA | Cuidado: novo golpe no WhatsApp faz vítimas em São Carlos e Ibaté
No final de semana, três pessoas foram vítimas de um golpe aplicado no dispositivo WhatsApp. Elas compareceram ao 3º e 5º DPs nesta segunda-feira, 19, e formularam queixa de “invasão de dispositivo informático”.
O golpe é antigo, mas chegou agora na nossa região. O modus operandi dos criminosos é o mesmo. Revelado pelo Fantástico, em 2017, em reportagem produzida pela RBS TV, o esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias.
Os criminosos enviam mensagens e se passam por um “amigo” afirmando se a vítima gostaria de participar de um grupo de WhatsApp. Ao dizer que sim, posteriormente, recebem um código no dispositivo que acaba cancelando o WhatsApp da vítima e passa para outro aparelho. Minutos depois, as “amigas/os” entram em contato pelo grupo e solicitam dinheiro.
Em um desses golpes, uma das vítimas acabou realizando a transferência de R$ 1,5 mil para uma pessoa, acreditando ser seu amigo. Posteriormente constatou que uma pessoa residente em Fortaleza tinha sido favorecida.
Em Ibaté, a vítima foi uma professora, mas, segundo apurado pelo portal Região em Destake, não houve prejuízo financeiro. Várias amigas receberam a mensagem de solicitação de depósito, porém, suspeitando em ser algum golpe, não efetuaram a transação bancária.
A Polícia irá investigar o caso. (com informações do São Carlos Agora)