ESPORTE | Jogos Abertos em São Carlos: aprovados por dirigentes, atletas e técnicos

Esta quinta-feira (22) marcou a véspera do 10º dia consecutivo de competições dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, em sua 82ª edição. São Carlos, capital do esporte no Estado de São Paulo nesse momento, com mais de 15 mil atletas nas quadras, campos, tatames, pistas, piscinas e demais espaços de disputas, inspira e transpira aquele sentimento que apenas o desporto consegue traduzir, como nenhuma outra em razão e emoção, que somente a luta leva à vitória. Levando-se em conta ainda os integrantes das comissões técnicas das delegações e outros profissionais de apoio, juntamente com membros da arbitragem e da organização estadual, mais de 20 mil pessoas se somaram aos 250 mil habitantes de São Carlos neste período dos Jogos.

GRANDE EVENTO

217 cidades, 26 modalidades (média de 140 disputas por dia) 40 locais de provas, 69 escolas municipais e estaduais como alojamentos, 560 árbitros, cerca de 400 empregos diretos e temporários gerados, uma injeção de aproximadamente R$ 8 milhões na economia local, a maior competição multiesportiva continental das Américas em número de atletas vai dando provas de que organizar e executar um evento desse porte e com essa dimensão, de fato, é um privilégio e missão para poucos.

SATISFAÇÃO

Cláudio Camarão, diretor de Esportes e Lazer de Praia Grande, no litoral, comemora a participação e desempenho da cidade nos Jogos Abertos, e elogia a infraestrutura montada por São Carlos para receber a todos: “Preciso agradecer e parabenizar todo o suporte colocado à disposição. A gente percebe que a Prefeitura e a cidade como um todo abraçaram o evento. E quando se age dessa forma é um passo importante para o sucesso que, acredito, mesmo sem ter chegado ao fim, já é uma conquista”.

Ítalo da Silva, de 19 anos, atleta do futebol masculino de campo de Votuporanga, é um atleta que também está satisfeito com os Jogos: “O nosso alojamento é maravilhoso, não existe nada a reclamar. Sabemos que esse aspecto é sempre muito importante para o bem-estar das delegações, e São Carlos e todos merecem os parabéns”.

Diego de Lima, técnico de Handebol feminino e masculino de Mococa, fez questão de salientar a qualidade das praças esportivas. “Um excelente padrão! Está sendo, sem dúvida, a melhor estrutura de quadra que a gente encontrou nos últimos anos, tanto em Jogos Regionais como Abertos”.

Comitês

Fabiano Lourenço (sendo entrevistado, às esq.), chefe do Comitê Organizador local dos Jogos Abertos, que representa a Prefeitura de São Carlos, disse que alguns pequenos problemas pontuais sempre acontecem por conta da dimensão do encontro, mas afirmou que praticamente todos já foram e estão sendo resolvidos: “Dirigentes, técnicos, atletas, árbitros, enfim, o retorno sobre a organização tem sido muito positivo e, claro, nos deixa muito orgulhosos. A ideia era essa desde o começo, lá na preparação. Vale ressaltar que, logo depois dos Jogos Regionais [sediados em São Carlos no último mês de julho], tivemos apenas três meses para preparar os Abertos. Por isso, em função principalmente do tempo [sedes anteriores tiveram um ano para se organizar] acredito que conseguimos, de forma razoável, o que todos esperavam”.

Na outra ponta, o chefe do Comitê Dirigente, que representa o Estado de SP, Alexandre Couvilier de Oliveira, o Xandão, destacou que o balanço é formidável. “Da nossa parte, a técnica, os Jogos acontecem de forma absolutamente tranquila, sem qualquer incidente grave, sem lesões significativas de atletas e sem atropelos. Mais uma vez, precisamos reconhecer e agradecer ao empenho de toda a equipe da Prefeitura na organização. Tenho certeza que há um consenso com a hospitalidade e competência de São Carlos”.

Todas as praças esportivas que sediaram os Jogos Abertos de São Carlos receberam melhorias para a prática das modalidades mais diversas, 26 ao todo nesta 82ª edição da competição.  Confira alguns locais de provas na galeria abaixo: