JOGOS | Modalidades ‘queridinhas’ do público têm transmissão ao vivo nos Abertos

A equipe que realiza a transmissão ao vivo da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior pelo Facebook da Prefeitura de São Carlos tem conseguido abranger as modalidades preferidas do público. Futsal, Vôlei (quadra) e Handebol tiveram sua divulgação garantida no evento, com direito à narração ao vivo, comentários especializados e entrevistas em quadra, além da interatividade dos ‘seguidores’, inerente às redes sociais. Normalmente são mostradas as disputas que ocorrem no Ginásio Milton Olaio Filho, no período da noite. Mas na última quarta-feira (21) houve uma exceção: foi a vez da Ginástica Artística, que lotou o Ginásio da Escola Educativa, devido à presença do atleta internacional Diego Hypólito.

“Essa transmissão é importante porque podemos chegar em mais lares, alcançar mais crianças, mais famílias, enfim, mais pessoas que podem se ver dentro do esporte apenas assistindo e se emocionando, ou até se sentindo chamadas para participar de alguma modalidade”, analisou o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de São Carlos, Mateus de Aquino.

Mesmo com as diferenças que existem entre as modalidades, em relação às dinâmicas entre o masculino e o feminino, a transmissão foi possível devido à versatilidade da equipe que, além dos comentários, ainda realizou algumas entrevistas com os envolvidos nas partidas, ou com os famosos que prestigiaram o evento, com foi o caso da medalhista olímpica e tricampeã panamericana de salto em distância, Maurren Maggi.

“Eu imaginava que São Carlos pudesse receber os Jogos Abertos com toda essa estrutura. Temos um prefeito muito competente hoje e eu contava com essa estrutura maravilhosa sim. Participar dos Jogos Abertos é um passo muito importante para o atleta, tanto que chamamos de miniolimpíada, porque temos a estrutura de uma olimpíada, de maneira mais humilde, mas com todas as modalidades olímpicas”, destacou a ex-atleta são-carlense, que já foi por duas vezes a nº 1 do ranking mundial do salto em distância.

TEMPOS MODERNOS – Utilizar as redes sociais para transmitir os Jogos Abertos é a maneira mais prática de romper as barreiras, os limites e se adaptar aos tempos modernos. “Não dava para ficar de fora. Nós, da Prefeitura de São Carlos, sentimos que o Facebook e o Instagram têm gerado uma participação bastante grande não só da população da cidade, mas também de pessoas que moram fora e querem acompanhar o desempenho de suas cidades”, observou Aquino.

“E fazendo o monitoramento das redes sociais de todo o estado, que divulgam os Jogos Abertos, é possível perceber que têm muitos órgãos usando essas plataformas; prefeituras, times, clubes, organizações da modalidades, enfim, todos têm se manifestado sobre os jogos pelo Twitter, Instagram e Youtube para ganhar ainda mais adeptos e fazer propaganda de suas equipes”, completou o secretário de Comunicação.

CONTEÚDO

A social media dos Jogos Abertos, Carol Maglio (imagem à esq. com o ginasta Diego Hypólito), tem apostado em vídeos e fotos para atrair a atenção dos internautas. O que chama a atenção, no entanto, é a qualidade do conteúdo. “Os likesaumentam dependendo das histórias que contamos. Atualmente, uma das fotos mais curtidas é a dos campeões de Rugby, da equipe de São Carlos, o que significa que as pessoas têm curiosidade sobre os meninos da modalidade”, analisou.

Segundo Carol, sempre que existem medalhas, sobem os likes. Para ela, que tem acompanhado tantas disputas pela cidade, a cena mais marcante foi a da equipe Sub-20 da 2ª Divisão de Futsal masculino de Francisco Morato, quando ganhou a partida final e o ouro. “Os meninos ficaram muito emocionados, eles ajoelharam, rezaram no Milton Olaio, foi realmente emocionante de ver, porque são atletas nada conhecidos que consideram os Jogos Abertos como uma grande oportunidade na vida, é a maior glória na carreira deles”, comentou. (vejam estas cenas citadas abaixo)

TVE 

O jornalista Luís Antônio Garmendia, da TVE São Carlos, que fez transmissões via Facebook em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, disse que para cobrir as partidas que aconteceram fora do Ginásio Milton Olaio Filho, a equipe levou em consideração as novas modalidades dos Jogos Abertos. “Fora do ginásio, procuramos gravar, principalmente, os esportes mais curiosos e menos conhecidos, como é o caso do Badminton, das lutas, enfim, de outras modalidades, procurando sempre levar um pouco de cada esporte”, finalizou o superintendente da TVE local.