REGIÃO | Ribeirão Bonito passa a integrar o Caminho da Fé
Agora é oficial! Ribeirão Bonito passa a estar na rota do Caminho da Fé. A inauguração do Ramal Centro Paulista aconteceu neste domingo (25) na cidade de Borborema, ponto de partida desse trajeto, e o prefeito Francisco José Campaner (PSDB), o Chiquinho esteve presente representando a Cidade Presépio.
Em Borborema, o prefeito Chiquinho foi recebido pelo chefe do Executivo local, Vladimir Antonio Adabo (PEN), e encontrou representantes de outras cidades que integram o Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé.
O Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé tem o início em Borborema e passará por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ribeirão Bonito e São Carlos, totalizando 207 quilômetros.
Após chegar na Catedral de São Carlos Borromeu, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.
Para Chiquinho Campaner, o principal foco dos peregrinos no Caminho da Fé, que em sua maioria fazem o trajeto a pé ou de bicicleta, realmente é fé, porém, fazer parte do ramal acaba beneficiando os municípios economicamente. “Temos que destacar que os peregrinos realizam o trajeto devido a fé, mas como caminham ou pedalam por muitos dias, acabam favorecendo as cidades por onde passam, principalmente nos setores de hotelaria, gastronomia e o comércio em geral, inclusive Ribeirão Bonito”, observou.
Em Ribeirão Bonito, os peregrinos e devotos de Nossa Senhora Aparecida poderão passar pela Capela da Santa, no Morro Bom Jesus. Ao longo do trecho na Cidade Presépio, eles também encontrarão belas paisagens e outros pontos turísticos.
O Totem do Caminho da Fé em Ribeirão Bonito ficará na entrada do Morro Bom Jesus e a inauguração acontecerá no dia 8 de dezembro, com uma Missa com o bispo Dom Paulo Cézar Costa, às 16h, e em seguida o lançamento na Cidade Presépio.
Sobre Caminho da Fé
O Caminho da Fé possui rotas de estradas rurais sinalizadas para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. No Estado de São Paulo existem 10 ramais criados para esta finalidade.
O projeto foi lançado em 2003, na cidade de Águas da Prata, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.