ESPORTE | Ituano perde para Santo André e está fora da final do Paulista

Apesar de vencer a primeira partida em casa, equipe foi derrotada nas duas partidas fora e não se classificou

 

Jogando em Santo André no fim da tarde deste domingo (02/12), o Ituano Basquete foi derrotado pelo Santo André/Apaba por 70 a 55. Está foi segunda derrota ituana na série melhor de três da semifinal do Campeonato Paulista, o que deixa a equipe fora da disputa pelo título.

Logo nos primeiro cinco minutos de jogo, as bolas da equipe ituana custavam a cair, fazendo apenas 1 ponto contra 8 das andreenses, fechando o primeiro quarto em 22 a 15. No segundo quarto, o Galo chegou a empatar a partida, mas as adversárias abriram novamente uma vantagem e levaram o jogo para o intervalo em 37 a 30. No terceiro quarto, o Ituano marcou um ponto a mais que o Santo André, mas não foi o suficiente para passar à frente no placar, terminando com a parcial de 52 a 46.

Para o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa, a equipe “não jogou bem, se esforçou, lutou, mas errou muito” e sofreu com um problema que tem sido constante: “temos um problema grave que nós não conseguimos solucionar ainda, que é os três pontos – fizemos uma bola de três. Com isso ai, sobrecarrega muito, deixa o jogo muito truncado, porque o adversário vai congestionando embaixo da cesta, então dificulta a infiltração, dificulta jogo para pivô, dificulta tudo”, afirma.

A cestinha do confronto foi Jaqueline de Paula, atleta do Santo André, com 23 ponto. Pelo Ituano, a maior pontuadora foi a ala Palmira, com 16 pontos (8 rebotes e 2 assistências), seguida pela pivô Gabriela (14 pontos, 6 rebotes e 2 assistências) e pela armadora Joice (12 pontos, 7 rebotes e 7 assistências).

Nessas semifinais do Estadual, o Ituano chegou venceu a primeira partida, em Itu, por 73 a 51, mas não conseguiu repetir o feito nas partidas fora de casa. “Nós fizemos uma partida sensacional lá [em Itu], mas elas se recuperaram aqui, arrumaram o que foi feito de mal lá, acertaram bem a defesa, se fecharam mais ainda. E a sorte também, eu não gosto muito de falar de sorte, mas muito bola nossa que não caía igual a delas, que rodava e saia, a delas entrava, tudo isso é uma somatória”, analisa Barbosa.

Apesar de estar fora da final, o treinador ituano avalia um desempenho satisfatório da equipe, visto a qualidade do adversário desta fase mata-mata e a formação recente do time. “Mas eu acho que a gente não pode se lamentar demais não, jogamos contra um time que é super tradicional, tem uma base de três ou quatro anos, e ainda se reforçou bem esse e, para um primeiro ano nosso de Paulista, chegar a uma semifinal, não podemos dizer que está ruim, não”, afirma o técnico.

O Ituano Basquete tem o apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela CIS, EPPO, Alvorada Supermercado, Starrett, ITV e Secom.

Fotos: Juca Ferreira