ESPORTE | Gilberto “Tiozão” foi convocado para seleção brasileira de HCR

O goleiro ibateense Gilberto Donizete Silva, conhecido como “Tiozão”, e mais três atletas da equipe de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foram convocados para defender a seleção brasileira de handebol adaptado, no Campeonato Panamericano que acontecerá na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Essa é a segunda vez que “Tiozão” foi convocado para defender as camisa amarela da seleção, na modalidade. Ele conta que começou a praticar o esporte em 2010. “Nunca tinha feito esporte na vida. Decidi entrar para a equipe de handebol para cadeirantes e me apaixonei pela modalidade”, contou ao portal Região em Destake.

Essa é a segunda vez que “Tiozão” foi convocado para defender as camisa amarela da seleção, na modalidade

Nesse tempo, o atleta ibateense já defendeu equipes do Rio de Janeiro, Cascavel, Unicamp e a própria UFSCar, onde retorna após ter ficado cerca de seis anos fora. “Foi legal. Um pessoal novo que está se adaptando ao esporte”, contou.

Ele também faz um convite. “As pessoas que têm familiares com deficiência, que possam praticar esporte, procurem a Meire na UFSCar. Ela está recrutando novos atletas em São Carlos para renovar o elenco, abrindo portas para as pessoas que necessitam”, convidou. 

O Handebol em Cadeira de Rodas é uma modalidade de desporto adaptado, que teve sua origem na década de 90 em Campinas, tendo sido sistematizado como desporto no ano de 2005 em Toledo, no Paraná. Consiste em duas modalidades básicas:

HCR 7: jogado por duas equipes de sete jogadores e o mesmo número de reservas. O tempo de  jogo (2 tempos de 20 minutos – 5 minutos de intervalo) e as dimensões da quadra (20 x 40 m) são iguais ao Handebol convencional.

HCR 4: jogado por duas equipes de quatro jogadores e o mesmo número de reservas. O jogo acontece em dois sets de 10 minutos (cinco minutos de intervalo), e caso de empate haverá prorrogação de 5 minutos tornando-se vencedor do set a equipe que fizer o primeiro gol (“gol de ouro”). As dimensões da quadra equivalem às medidas na modalidade convencional (40m x 20m).

Quem pode jogar HCR: pessoas com deficiências físicas decorrentes de poliomielite, lesão medular (paraplegia e tetraplegia) e má formação ou amputação de membros inferiores.