LANÇAMENTO | Livro que aborda a fala para pessoas com autismo será lançado dia 18

A obra, inédita no Brasil, tem como autor o Prof. Dr. Celso Goyos, docente da Universidade Federal de São Carlos

Será lançado na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro, em São Paulo, o livro “ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo” (https://livrariadavila.com.br/event/aba-ensino-da-fala-para-pessoas-com-autismo/)(Edicon), de autoria de Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e coordenador do Instituto LAHMIEI – Autismo, da UFSCar.

A ideia do livro surgiu a partir da disciplina “Comportamento Verbal”, ministrada por Goyos no curso de pós-graduação em “Análise de Comportamento Aplicada ao Autismo”. “A falta de material de qualidade específico para o ensino da fala, em português, e dentro desta perspectiva, complementa a justificativa da obra”, explicou o autor.

O livro trata do ensino da fala para pessoas com autismo. A ausência do prejuízo acentuado no desenvolvimento da fala é uma característica grave do quadro e muito frequente, dada a alta incidência do autismo. “É, portanto, um tema de grande interesse para uma ampla variedade de profissionais que tratam da fala, sob diferentes perspectivas, embora o enfoque do livro seja sob a visão da Análise de Comportamento Aplicada, ou ABA”, afirmou.

ABA é a sigla para o termo em inglês de Appied Behavior Analysis, ou Análise de Comportamento Aplicada. Trata-se de uma ciência, relativamente nova, que produziu, ao longo dos últimos 80 anos, um conjunto grande de conhecimento científico que gerou uma expressiva tecnologia comportamental aplicável praticamente a todas as áreas de atuação humana, e não somente no autismo. Esta concepção entende que o comportamento é produto de sua interação com o ambiente e busca uma descrição precisa e completa do comportamento e dos eventos antecedentes e consequentes a ele. Com esta descrição, busca também estabelecer relações funcionais entre os eventos e fazer predição e controle.

Uma criança, para ter suspeita do quadro de autismo, deve ter prejuízo significativo em várias áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamentos restritos e repetitivos e sensibilização sensorial em excesso ou em falta, sendo que várias delas ocorrem simultaneamente e não podem ser explicadas isoladamente por outras síndromes. O diagnóstico é médico e feito por uma equipe multidisciplinar.

O livro descreve, inicialmente, a importância do ensino da fala em oposição a algum sistema de comunicação alternativa para pessoas com autismo e sem prejuízos de estrutura nervosa ou motora, que poderiam impedir o seu desenvolvimento. Em seguida apresenta alguns pré-requisitos comportamentais para a emergência da fala, seguidos de correquisitos e da fala propriamente dita, através do operante verbal conhecido como ecoico. Toda a estrutura de ensino encontra-se direcionada a produzir as chamadas explosões de linguagem a cada etapa do programa de ensino.

Na obra são oferecidos procedimentos específicos para o ensino dos pré e correquisitos da fala, sob o enfoque analítico-comportamental, assim como, protocolos específicos para o seu ensino que o leitor pode utilizar. Todos os procedimentos, tantos os principais, quanto os alternativos, foram retirados de pesquisa científica realizada pela Análise de Comportamento.

O livro é voltado principalmente para profissionais das áreas de saúde e educação que trabalham diretamente com o atendimento a pessoas com autismo, mas também a pais e estudantes das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Educação Especial, Educação e áreas afins.

O autor alerta que “o ensino da fala deve ser conduzido por um profissional devidamente capacitado em ABA, em nível de pós-graduação, e de acordo com padrões previamente estabelecidos por organismos nacionais e internacionais da área. Além da pós-graduação, este profissional deve apresentar proficiência em exames teóricos e conceituais, extensas práticas clínicas e supervisão de terapeutas também capacitados e experientes em ambas atividades profissionais”.

O evento de lançamento de “ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo”, aberto ao público, tem início às 18h30, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, localizado na Av. Higienópolis, 618, em São Paulo. Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da Editora (https://www.edicon.com.br/psicologia/aba-ensino-da-fala-para-pessoas-com-autismo).