IBATÉ | Com 01h30 de atraso, locomotiva encanta população com o “Natal nos Trilhos”

Demorou, mas valeu a pena esperar. Com 01h30 de atraso, a locomotiva 7202 e seus dois vagões históricos iluminados, passou por Ibaté nesta terça-feira, 18, e encantou as centenas de pessoas que aguardaram ansiosamente pela passagem. Por volta das 20 horas, um grande número de carros começou a estacionar ao longo de toda a Avenida São João, desde a antiga MPL Motores até ao Distrito Industrial. É fato que algumas pessoas não aguentaram esperar, porém, quem esperou foi contemplado com uma beleza de luzes e encanto.

A composição saiu de São José do Rio Preto no último dia 16 e termina seu roteiro em Jundiaí no dia 22. O evento faz parte do projeto Natal nos Trilhos, que surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia Rumo Logística. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas.

As poucas locomotivas do modelo especial GE C30-7A foram usadas nos anos 1990 para transportar produtos agrícolas ao litoral paulista. Das sete unidades existentes, apenas uma pode ser incorporada ao acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – a número 7202, restaurada em parceria com a Rumo.

Depois de passar por revisões elétrica e mecânica, a locomotiva foi reparada para receber uma pintura especial em homenagem à história ferroviária do estado. Pioneiro no Brasil, o design no estilo “heritage” (do francês “héritage”, que significa “herança”) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.

Além das marcas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), que completou 150 anos em 2018, e da Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA), há também um símbolo de união entre Rumo e ABPF, simbolizando a parceria das duas instituições. “Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, afirma a coordenadora de Comunicação e Engajamento da Companhia, Carmen Maron.

Fotos: Paulo Melo