FUTEBOL | Copinha SP é aberta oficialmente em São Carlos

A abertura oficial da edição de número 50 da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, conhecida em todo o país como Copinha, foi realizada na noite da última quarta-feira (2), no auditório do Hotel Pérea, em São Carlos.

Com a participação dos representantes das equipes do Criciúma/SC, Atlético Mineiro/MG e do São Carlos, já que a equipe do Atlântico/BA ainda estava a caminho, a cerimônia foi aberta pelo diretor da Federação Paulista de Futebol (FPF), Edmilson Lopes e pelo secretário de Esportes e Cultura de São Carlos, Edson Ferraz que na ocasião também representou o prefeito Airton Garcia.

“São Carlos é uma sede bem conceituada pela Federação Paulista de Futebol, portanto temos certeza que vamos obter o sucesso das edições anteriores. A cidade tem todas as condições para continuar sediando mais jogos já que atende todas as exigências da FPF, inclusive partidas da semifinal”, disse Edmilson Lopes, lembrando que após a final da 1ª fase todas as sedes receberão mais um jogo de acordo com o regulamento da competição.

Waldemar Edson Privati, coordenador do São Carlos Futebol Clube, garante que o grupo está pronto para fazer uma grande campanha. “Não vai ser fácil. O grupo é forte com equipes que investem muito nas categorias de base, sabemos que vai ser difícil, mas estamos prontos para as disputas”.

Para Serginho Lopes, coordenador das categorias de base do Criciúma, os jogos serão decididos no detalhe. “Estivemos aqui em 2016, jogamos na segunda fase, por isso ficamos satisfeitos com o sorteio. É um grupo muito equilibrado. Quanto à estrutura e recepção estamos mais uma vez satisfeitos”.

O supervisor do América Mineiro, Felipe de Oliveira Mourão, afirmou que a Copinha é uma oportunidade de verificar se os atletas estão prontos para jogar na categoria profissional. “Aqui, além de competir, mostrar o nosso futebol, vamos ver quem está realmente pronto para integrar o nosso plantel profissional”.

De acordo com Edson Ferraz, secretário de Esportes e Cultura, está tudo pronto para o início da competição. “Todas as adequações necessárias e exigidas pela Federação Paulista de Futebol foram realizadas no Estádio do Luisão para receber a Copinha com segurança para atletas e torcedores. Fizemos tudo que está previsto no caderno de encargos. O atleta que participa da Copa SP está um passo da equipe profissional e a maioria dos clubes investe nas categorias de base, portanto não vai ter jogo fácil para ninguém”, garante Ferraz ressaltando a torcida pelo São Carlos Futebol Clube.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece até 25 de janeiro, com a participação de 128 times, divididos em 32 chaves, com mais de três mil jogadores, 30 cidades recebendo partidas e todos os estados brasileiros representados. Na primeira fase da competição são três confrontos para cada time, os dois primeiros de cada chave avançam à fase de mata-mata. Como de costume, a final será disputada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu. Também participaram da solenidade de abertura da Copa SP os vereadores Edson Ferreira e João Muller, além de técnicos e comissão das equipes participantes.

O Grupo 10, de São Carlos, estreou na tarde desta quinta-feira, dia 3, quando o time da casa enfrentou o Criciúma. No segundo jogo, que começou às 20h, a disputa foi entre América X Atlântico.

Confira os demais jogos que serão realizados no Estádio do Luisão pela 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior:

05/01/19 – Sábado

8h45 – São Carlos FL – SP x Atlântico EC – BA

11h – Criciúma EC – SC x América FC – MG

08/01/19 – Terça-feira

17h45 – Atlântico EC – BA x Criciúma EC – SC

20h – São Carlos FL – SP x América FC – MG