IBATÉ | Encerramento do “Natal Luzes e Sons Ibaté 2018” tem Folia de Reis no domingo
O “Natal de Luzes e Sons Ibaté 2018”, evento turístico que se tornou tradição na cidade, mais um ano, foi sucesso de público, reunindo milhares de turistas de toda a região e a população ibateense.
Para marcar o encerramento das festividades, a Prefeitura divulgou nesta sexta-feira, 04, a apresentação da Folia de Reis – Adoração dos Magos, que acontece no domingo, 06, a partir das 20h, na Praça Central.
A Companhia Folias de Reis – Adoração dos Magos é coordenada pelo senhor Manoel Luiz Filho. Uma tradição que passa de pai para filho, de geração em geração, representando a ida dos Reis Magos ao encontro do Menino Jesus.
Os integrantes da folia são: Manoel, Joaquim, Gilberto, José Luiz, Reinaldo, Valmir, Edinilson, Gilmar, Eduardo, Carlito, Matias, Valdir, Tião de Matão, Santana, Olímpia, Benta, Toniel, Valdemar, Tiãozinho, Edson e Ivan.
O prefeito José Luiz Parrella(PSDB) destacou que os eventos agradaram a todos os públicos. “Tivemos mais um ano de festividades, onde tudo transcorreu da melhor forma e organização possível, desde a abertura dos festejos, com a entrega da restauração da Matriz Centenária, até o encerramento que acontece no domingo. As apresentações trouxeram turistas de diversas cidades da região e foi tudo muito emocionante”, destacou.
Zé Parrella agradeceu todos os funcionários da prefeitura. “Não poderia deixar de agradecer todos os servidores públicos municipais que trabalharam desde o início dos serviços de ornamentação da Praça Central, praças e ruas da cidade, que proporcionaram um Natal maravilhoso de Luzes e Sons na cidade de Ibaté. Muito obrigado”, lembrou.
DIA DE REIS
Folia de Reis ou Festa de Santos Reis é uma manifestação de tradição católica, cultural e festiva, classificada, sobretudo no Brasil, como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis e diz respeito tanto ao cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (…) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis.
Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos (desde acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros, etc.) em que os participantes visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus, seus presentes de ouro, incenso e mirra.
Esta manifestação revela a combinação de duas figuras da teologia: a epifania (como sendo a aparição ou manifestação divina, no caso a primeira manifestação de Jesus entre os gentios) e a hierofania (manifestação do sagrado em objetos, formas naturais ou pessoas); reúne, assim, elementos sagrados e profanos.