EDUCAÇÃO | Diretora da Fatec São Carlos assume Secretaria do MEC no governo Bolsonaro

A diretora da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Carlos, professora Tânia Leme de Almeida, vai compor a equipe que liderará as políticas educacionais no governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). O anúncio foi feito durante a cerimônia de transmissão de cargo do Ministério da Educação (MEC), na última quarta-feira (02).

Tânia Leme vai ocupar a Secretaria Nacional de Educação Básica e será a responsável por coordenar e cuidar das etapas da Educação Infantil e do Ensino Médio.

Além da docente de São Carlos, que será a única mulher da equipe de secretários, o novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, apresentou outros nove nomes que estarão à frente das Secretarias que compõem o MEC e das autarquias federais vinculadas.

Todos os secretários são nomes novos, que não constavam até então. Três instituições se destacam por constarem no currículo dos indicados: Centro Paula Souza, Instituto Tecnológico da Aeronáutica e Fundação Getúlio Vargas (FGV) são representadas por 20% dos secretários, cada uma.

Tânia Leme [à dir.] ao lado da superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá

Conheça a trajetória profissional da secretária nacional do MEC, Tânia Leme de Almeida:

Tânia é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e tanto seu mestrado quanto seu doutorado são na área de Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (USP).

Na Academia e nas pesquisas, a professora se dedica ao tema da gestão ambiental de resíduos e saneamento ambiental. De acordo com informações de seu próprio currículo Lattes, ela atua nos temas: gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, solos contaminados, percolação, metais pesados, aplicação de efluentes no solo e aterro sanitário.

Atua na docência desde 2005, sempre voltada ao Ensino Superior em diferentes universidades paulistas. Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2009, atuou no curso de capacitação em Educação, Gestão e Sustentabilidade no Trabalho.