SAÚDE | Mais 60 pacientes de São Carlos passam por consulta oftalmológica no AME de Américo neste sábado

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai encaminhar neste sábado, dia 26 de janeiro, para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) que funciona junto ao Hospital Estadual Américo Brasiliense, 60 usuários do Sistema Único de Saúde de São Carlos, que já estavam cadastrados para passar por consulta oftalmológica.

O procedimento está sendo novamente realizado através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Diretoria Regional de Saúde – DRS-III de Araraquara. Em 2018 foram encaminhados 164 usuários do SUS.

Nesta primeira etapa os pacientes passarão por uma consulta oftalmológica para uma avaliação pré-operatória, fundamental para planejamento da melhor estratégia cirúrgica a ser utilizada para cada pessoa, com o cálculo das lentes intraoculares a serem implantadas.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a Prefeitura está oferecendo o transporte e alimentação para todos os pacientes que foram chamados e confirmaram a consulta. “O nosso esforço é no sentido de atender todos que necessitam de atendimento na oftalmologia, por isso buscamos essa parceria com o Estado, porém contamos com a responsabilidade de todos. O paciente que confirma e depois não comparece na consulta está tirando a vaga de outro. Também é importante que sigam o tratamento e se houver indicação médica façam a cirurgia”, alerta Palermo.

O objetivo da Prefeitura de São Carlos é zerar a fila para cirurgias oftalmológicas. Toda vez que você consegue acrescentar serviços de cirurgia e diminuir a fila, você trás muitos benefícios para o povo”, afirma o prefeito Airton Garcia.

2018 – Ano passado o AME Américo Brasiliense ofertou 329 vagas para São Carlos, 288 agendamentos foram realizados. Todos os cadastrados no Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Carlos foram avisados e receberam um comunicado, sendo que 164 se deslocaram em ônibus cedido pela Prefeitura de São Carlos ou veículos particulares, até o AME. 124 pacientes não compareceram.