EDUCAÇÃO | Aproximadamente 15 mil alunos iniciam o ano letivo em São Carlos

O primeiro dia de aula foi animado nas escolas da rede municipal de ensino em São Carlos. O ano letivo começou nesta terça-feira (5), para aproximadamente 15 mil alunos, 9 mil na educação infantil e 6 mil no ensino fundamental, nos 48 CEMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) e 9 EMEBS (Escolas Municipais de Educação Básica). Cerca de 1.400 professores estão nas salas de aula.

“Começamos o ano muito bem. As escolas estão com a manutenção em dia e todas as salas com professores. Ao longo de 2019, não faltará empenho da administração em manter os índices da educação nos patamares mais altos”, contou o secretário de Educação, Nino Mengatti.

No CEMEI Dom Rui Serra, cerca de 200 crianças retornaram as aulas. Uma delas é o Joshua, de 4 anos, filho da professora Lívia Santana Pereira Campos, que veio de Sumaré. “Achei a escola muito atenciosa. Estou chegando à cidade e tive muita facilidade em realizar a matrícula e isso já é um diferencial. Espero um ano cheio de muito aprendizado”, contou.

O acolhimento dos novos alunos será realizado durante toda a semana. “Estamos aqui para passar segurança para os pais que estão chegando e também para os que já são nossos alunos. Mostramos que a primeira semana é mais complicado, as crianças às vezes choram, mas em pouco tempo, tudo estará funcionando normalmente”, garante Thais Sigolli, diretora da Cemei Rui Dom Serra.

A manhã foi animada com a turma de cinco anos. “Eu quero saber sobre os fósseis”, disparou Gabriel que também contou uma história. O Vinícius estava tão animado que não lembrava o que tinha feito durante a manhã. “Eu já falei. Estou tentado lembrar aqui de novo”.

O prefeito acompanhou o início das aulas na rede municipal e confirmou o compromisso da administração com a educação. “Esse ano vai ser muito bom. São Carlos está investindo mais do que o governo federal preconiza na educação. E estamos colhendo frutos. Tivemos um salto no IDEB”, comentou Airton Garcia.

Para receber os alunos, ao longo dos meses de dezembro e janeiro, a Secretaria de Educação realizou acapinagem das áreas externas, retirada de inservíveis, além da troca de areia dos parquinhos e manutenção de portões, portas e janelas.

 Vários processos licitatórios estão sendo homologados para melhorar a infraestrutura das escolas. São eletrodomésticos, entre eles 160 freezers (horizontal), 70 freezers (vertical), 140 aparelhos de televisão de tela plana (32 e 42 polegadas), 160 refrigeradores (frost free), 160 lavadoras de roupas, 80 secadoras de roupas, 100 fogões de piso, 100 microondas, 100 liquidificadores, 100 purificadores de água refrigerado, 80 multiprocessadores de alimentos e 80 batedeiras. Também foi homologado o processo para a compra de 3 mil caminhas empilháveis para os 48 CEMEIS.

Em 2019, a previsão da Prefeitura de São Carlos é inaugurar mais duas escolas: no Planalto Verde e Jardim Araucária.