A Prefeitura de São Carlos realiza neste sábado, dia 9 de fevereiro, a partir das 7h, no Residencial Eduardo Abdelnur, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypyi, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febra Amarela.
A concentração das equipes está marcada para as 7h na rua Evelyn Marchetti esquina com rua Paschoal Frujuelle. Participam do mutirão os Agentes de Combates a Endemias, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que vai disponibilizar caminhões e ajudantes para o recolhimento de inservíveis. Funcionários das demais pastas também participam como voluntários.
Durante toda a manhã será realizada a distribuição de panfletos educativos, vistoria de imóveis com eliminação de criadouros, pesquisa larvária e recolhimento de inservíveis encontrados nas áreas de risco.
A Vigilância Epidemiológica pede a colaboração da população para que receba o agente de endemias que faz a vistoria, além de reforçar a necessidade de cada morador realizar sua própria vistoria pelo menos duas vezes por semana nesta época que a incidência da doença é maior. A eliminação dos criadouros ainda é a principal medida preventiva de combater o mosquito transmissor.
São Carlos já contabiliza 249 notificações de Dengue em 2019, 23 casos foram confirmados, sendo 12 autóctones e 11 importados. Já de Chikungunya são 10 notificações, porém nenhum caso foi positivado. De Zika e Febra Amarela nenhuma notificação até momento.