POLÊMICA | Lucão Fernandes pede a “cabeça” do secretário Coca Ferraz

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), falando na tribuna na sessão plenária desta terça-feira (12), agradeceu o apoio que vem recebendo dos vereadores em sua gestão e destacou a agenda positiva iniciada tendo em vista as cobranças recebidas da população em face dos “inúmeros serviços públicos que não estão sendo prestados”.

Lucão também expressou agradecimento aos secretários municipais Marcos Palermo (Saúde), Mariel Olmo (Serviços Públicos) e Mateus Aquino (Comunicação) que atenderam solicitação dos vereadores e participaram de reunião demonstrando preocupação com a prevenção e combate à dengue. “Ações foram implantadas, com equipes nas ruas detectando os bairros com maior incidência da dengue e realizando mutirões, mas a responsabilidade é também dos cidadãos, cada família deve eleger uma pessoa para se tornar agente no combate à dengue, visando eliminar esse inimigo que ronda sua casa (o mosquito transmissor da doença)”, disse.

Lucão também apontou problemas da falta de água e mencionou a recente reunião  do presidente do SAAE (Serviço Autonomo de Água e Esgoto), Benedito Carlos Marchesin, com os vereadores. Entre as propostas defendidas esteve a da construção de grandes reservatórios inteligados para acabar com a falta de água nos bairros. Também foi solicitada a realização de um amplo levantamento na Cidade Aracy para verificar quantas casas não têm caixa de água. “O número é grande, quando acaba a água na torneira não há nem um litro de água para lavar louça ou saciar a sede”, declarou Lucão. Segundo ele,no encontro com os vereadores, ficou definida a realização de um mutirão para acabar com os vazamentos de água. “Como pedir que a população economize se na frente de sua residência há vazamento de água durante meses”, disse.

AGENDA POSITIVA

O presidente da Câmara disse que são diversas as propostas discutidas no âmbito da agenda positiva e que os próximoS secretários municipais que se reunirão com vereadores serão Mariel Olmo (Serviços Públicos) e Samir Gardini (Segurança Pública), para discutir as questões de limpeza de áreas públicas  e de segurança no município. O vereador ressaltou a importância de discutir os problemas da cidade com secretários de diversas pastas de governo.

Lucão fez um enfático desabafo sobre a resistência do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antonio Clóvis Pinto Ferraz, o Coca, em atender às solicitações da Casa para discutir assuntos do setor. “O todo-poderoso, aquele que eu acho que manda mais que o prefeito ignorou ligação da Câmara, fizemos oficio convidando-o para estar aqui nessa agenda positiva, buscando solucionar trapalhadas que ele está fazendo, mas o maestro do trânsito recusou”, disse o presidente do Legislativo.“Mas agora tem CPI no lombo e ele vai sim estar aqui, porque será convocado, pois não tem respeito pela população”.

BADERNA NO TRÂNSITO

Lucão citou problemas ocasionados por mudanças no trânsito na região do bairro Jardim Bandeirantes e mencionou reunião em que técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito assumiram o compromisso de “acabar com a baderna que foi feita lá”. Segundo o vereador, não há grande índice de acidentes naquela região e a população acabou sendo punida. O secretário, a quem chamou de inconsequente, não cumpriu a palavra. “Eu não vou parar de falar enquanto não for desfeita a bagunça que fizeram lá”.

O parlamentar frisou que o Legislativo representa 100 por cento dos eleitores do município e precisa ser respeitado. “A agenda positiva que estamos propondo busca encontrar caminhos para colocar as coisas nos trilhos. Nós procuramos alternativas e nos desprezam”, protestou. Ao finalizar sua fala, Lucão fez um apelo para que os membros da administração municipal “ouçam o clamor da população” e conclamou o prefeito a “mandar embora” o secretário Coca Ferraz.