POLÍTICA | Em reunião com secretário de Turismo, Julio Cesar pleiteia MIT para cidades da região

Visando fomentar o turismo na região central, o deputado estadual Julio Cesar (PR), esteve reunido com o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, nesta quarta-feira (13).

Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o desejo de transformar as cidades da região, em Municípios de Interesse Turístico (MIT). “Falamos das cidades que pleiteiam o MIT e adiantamos aquelas que ainda não são de interesse turístico”, disse. Julio ressaltou que entre as cidades estão Boa Esperança do Sul; Corumbataí; Descalvado; Divinolândia; Dourado; Gavião Peixoto; Ibaté; Ribeirão Bonito; Santa Lúcia; Santa Rita do Passa Quatro; São Carlos; e Trabiju.

Representante de São Carlos e região, Julio Cesar solicitou apoio do secretário Lummertz para que essas cidades possam fazer parte do programa MIT. “Nossa região possui um potencial turístico muito grandioso, nas mais variadas áreas desse setor: turismo social, turismo de lazer, turismo cultural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, turismo de aventura, turismo ecológico, turismo rural, turismo gastronômico, turismo religioso, turismo de estudos, enfim, são muitas as opções de turismo”, contou.

Nos últimos anos, o turismo teve uma importante participação no Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo. O setor foi responsável por 10% de toda a arrecadação estadual e está trazendo cada vez mais oportunidades de renda para diversas atividades dos municípios.

Os MITs recebem cerca de 550 mil reais por ano, do governo do Estado, para investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região. “Os MITS são de fundamental importância para geração de emprego e renda das nossas cidades. É um começo para pleitear, mais para frente, o título de Estância Turística e aumentar o recebimento de recursos do governo estadual para investir no fortalecimento dessa área”, contou Julio Cesar.

O parlamentar são-carlense explica que qualquer cidade pode requerer o título de MIT, desde que tenha um Conselho Municipal de Turismo, devendo também elaborar um Plano Diretor de Turismo, e assim então, a cidade é encaminhada para um deputado estadual que faz o projeto de lei e o submete ao plenário. “Caso aprovado, a cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual do Turismo, que decide se a proposta vai para sanção do governador”, finalizou o deputado.