SÃO CARLOS | Ex-aluna do Senac realiza sonho de empreender no mundo da moda 

Joice Fernandes Gomes, de 25 anos, conseguiu abrir seu ateliê depois de fazer cursos na unidade

Abrir mão do próprio sonho para ter um trabalho fixo e ajudar nas despesas de casa é a realidade de muitos brasileiros e foi, por um tempo, a de Joice Fernandes Gomes, hoje com 25 anos. Ela teve sua primeira oportunidade no comércio aos 17 anos e permaneceu no setor até os 22, quando decidiu investir no próprio ateliê.

Apaixonada por moda e desde menina vendo a mãe passar horas e horas costurando, Joice sabia que para conquistar seu objetivo precisava aprimorar conhecimentos. Para isso, fez não só um, mas dois cursos no Senac São Carlos: Técnicas Básicas de Costura eModelagem e Costura para Iniciantes. Um ano depois de formada, ela conseguiu abrir um ateliê em Ibaté, interior paulista, onde mora.

A ex-aluna, que viajava todos os dias para estudar, sempre levou suas expectativas, criatividade e dúvidas para a sala de aula. “No começo, meu pai não me apoiou. Ele não via na costura uma forma de ganhar dinheiro até pela experiência da minha mãe. Quando contei que faria um curso na área, foi bastante complicado. Por ele, eu estaria no comércio até hoje, já que existia muito medo que eu não me destacasse no mercado”, conta.

Joice foi persistente, superou seus receios e os da família e logo que concluiu os cursos, começou a oferecer os serviços de costura em casa e pouco tempo depois foi trabalhar com a cunhada, que também havia feito um curso de moda, em um espaço na casa da família dela.  “Em um ano, o local ficou pequeno e tivemos que alugar um canto só nosso. Abrimos a empresa Legítima Ateliê e estamos cada dia mais satisfeitas”, conta Joice.

O sonho tornou-se realidade. As sócias comercializam roupas femininas para o dia a dia e vestidos de festas, o forte do ateliê. “Já somos bem- conhecidas em Ibaté, principalmente quando a procura é por vestidos de festa. Conseguimos atender a todos os pedidos. Muitos deles nos inspiramos nos de modelos famosas.”

Casamento

No dia 6 de setembro de 2018, Joice realizou outro desejo: depois de oito anos de namoro, ela se casou e conseguiu se planejar financeiramente para realizar a tão sonhada cerimônia. Vale destacar que os vestidos de noiva, das madrinhas e damas de honra foram todos feitos por ela: “O Senac me possibilitou realizar muitos sonhos:  trabalhar com o que  amo, ter meu ambiente de trabalho, casar com um vestido feito por mim e do jeito que eu sempre quis”.

Cursos na área

Para os interessados na área, o Senac São Carlos oferece o curso  Modelagem e Costura para Iniciantes, que  capacita o aluno para modelar e montar peças básicas de confecção feminina. As aulas estão previstas para iniciar em 22 de abril. Para mais informações sobre inscrição e programação de cursos, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/saocarlos ou procure a unidade.

Serviço:

  • Modelagem e Costura para Iniciantes
  • Data: 22 de abril a 10 de junho de 2019
  • Horário: segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Senac São Carlos 
Endereço: Rua Episcopal, 700, Centro – São Carlos/SP
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos