AGENDA POSITIVA | Lucão recebe secretário de Serviços Públicos para conversa com vereadores

Em mais uma reunião da agenda positiva, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes (MDB), recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo, acompanhado do diretor de Manutenção Viária, Everaldo Cruz, para tratar de questões relativas à pasta.

Além de Lucão, ainda estiveram presentes os vereadores João Muller (MDB), Ubirajara Teixeira – Bira (DEM), Cidinha do Oncológico (SD), Elton Carvalho (PSB), Sérgio Rocha (PTB), Leandro Guerreiro (PSB) e assessores parlamentares.

AGENDA POSITIVA

Desde o início de sua gestão como presidente da Câmara para o biênio 2019-2020, Lucão Fernandes vem realizando uma série de conversas com secretários municipais e responsáveis por instituições da Administração Indireta. “A gente percebe que o Poder Executivo tem uma estrutura reduzida e precisa de ajuda, então a Câmara quer, por meio dessa agenda positiva, colaborar para que a Prefeitura encontre soluções para os transtornos que a população são-carlense vem sofrendo”, explicou.

Mariel agradeceu à Presidência da Câmara e aos vereadores, ressaltando a importância do estreitamento entre Poder Executivo e Legislativo para que a voz da população seja ouvida e que os munícipes tenham suas necessidades atendidas da melhor forma.

CEMITÉRIOS

A situação dos cemitérios da cidade e os diversos problemas enfrentados pelas famílias que precisam utilizar o serviço oferecido foi uma das questões trazidas pelos vereadores. Como solução, Mariel afirmou que a Prefeitura está fazendo um estudo da viabilidade para a concessão do cemitério. Ele explicou que hoje apenas o serviço de limpeza é feito por uma empresa terceirizada, mas que na concessão outros serviços de manutenção estariam envolvidos.

“Como sabemos, hoje existe uma grande dificuldade da manutenção dos cemitérios pelo poder público, tanto da segurança, quanto da mão de obra. Com a concessão, seria possível oferecer mais segurança e mais qualidade para toda a população”, argumentou o secretário.

TAPA BURACOS

Outro ponto discutido foi a questão do tapa buracos. Os vereadores destacaram a necessidade da ampliação do serviço e de torná-lo mais eficiente. De acordo com Mariel, a Prefeitura possui contratos vigentes para a área, mas o setor de licitação já trabalha na contratação de uma nova empresa para aumentar a oferta do serviço. Ele também destacou a necessidade do recapeamento em diversos pontos em que apenas o tapa buracos já não resolve e citou o esforço do prefeito e de outros setores do Executivo na captação de recursos para tanto.

ECOPONTOS

Os vereadores questionaram ainda sobre os ecopontos da cidade, que há tempos causam transtornos e oferecem riscos à população, com a falta de ordenação e limpeza. O secretário também indicou a terceirização para melhoria do serviço e afirmou que a Divisão de Licitação já trabalha em um edital. Com essa medida, relatou Mariel, será feita também a triagem dos resíduos, haverá controlador de acesso e limpeza contínua dos locais.

O presidente também solicitou ao secretário o envio regular do cronograma de limpeza pública, para que os vereadores possam acompanhar, fiscalizar e comunicar a população.

Lucão Fernandes informou que os encontros da agenda positiva continuarão e que o próximo secretário a comparecer na Câmara é Samir Gardini, responsável pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.