No mês de janeiro deste ano foram abertos aproximadamente 550 postos de trabalho; Cenário é melhor do que o mesmo período do ano anterior, quando houve 150 contratações
Após fechar 550 postos de trabalho em dezembro do ano passado, a Indústria da região de São Carlos recuperou o fôlego no início de 2019 e o nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp – São Carlos apresentou resultado positivo no primeiro mês do ano. A variação ficou em 1,57%, o que significou um aumento de cerca de 550 postos de trabalho nos 12 municípios que integram a região.
Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 0,88%, representando um crescimento de aproximadamente 300 postos de trabalho na região. E quando comparados os meses de janeiro de 2018 e 2019, o cenário fica ainda melhor, já que em janeiro do ano passado o resultado foi de 0,40%, o que significa a abertura de 150 postos de trabalho.
O nível de emprego industrial na região em janeiro deste ano foi influenciado pelas variações positivas de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,37%), produtos alimentícios (2,71%), máquinas e equipamentos (0,57%) e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (8,82%).
De modo geral, os industriais ainda aguardam as medidas efetivas do governo federal para arriscar um palpite sobre o desenvolvimento do setor durante o ano. Entretanto, todos esperam que haja uma melhora significativa no cenário econômico, que tantas vezes se mostrou desfavorável às indústrias da região nos anos anteriores.
Ciesp – 70 anos
Uma das primeiras unidades do Ciesp no interior do Estado de São Paulo, a Diretoria Regional de São Carlos completa 70 anos em 2019. Instalada no município em 1949, o Ciesp – São Carlos reúne indústrias e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal.
Como parte das comemorações dos seus 70 anos, o Ciesp voltou a promover cursos, palestras e debates sobre temas de interesse dos associados. A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro.
* Os gráficos abaixo demonstram a evolução da Diretoria Regional – São Carlos nos últimos 24 meses e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores, respectivamente.