O vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade de Rio Claro, coronel Marco Bellagamba, acompanhado de seu secretário-adjunto, Luís Ikikura, se reuniu no início da semana com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini e com chefe de gabinete da pasta, Paulo César Belonci, para conhecer o Plano Municipal de Segurança Pública de São Carlos.
Aperfeiçoar o sistema de segurança pública do município por meio de um conjunto integrado de propostas e ações que articulem políticas de segurança, políticas sociais e ações de integração e colaborarão comunitárias, que contribuam para otimizar os recursos e meios destinados a prevenir e reprimir a criminalidade; reduzir a impunidade, coibir e desestimular as práticas violentas; atuar positivamente na indução da maior participação comunitária no combate a violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade do cidadão nos seus direitos essenciais como fator fundamental da qualidade de vida e integração nacional de políticas públicas efetivas para a segurança pública estão entre os objetivos do Plano de Segurança Pública de São Carlos.
A criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) que tem como objetivo o patrulhamento ostensivo no município com vistas ao uso e tráfico de drogas, combate a violência e criminalidade; criação da Ronda Maria da Penha, tropa especializada na prevenção e enfrentamento a violência contra mulher e aprimoramento do trabalho da Defesa Civil foram os projetos mais discutidos durante a reunião. “A ideia é aproveitar projetos já desenvolvidos ou previstos no Plano de São Carlos para implantação em Rio Claro. Foi uma troca de experiência, alguns projetos eles já implantaram, outros querem conhecer melhor”, explicou Samir Gardini.
Os secretários de Segurança dos dois municípios também iniciaram a articulação para a realização de um operação em conjunto.