SÃO CARLOS | ACISC orienta sobre perda ou furto de documentos no Carnaval

Veja dicas que podem evitar possíveis fraudes em nome dos foliões.

 

Durante o período de Carnaval, é comum ocorrer perda, furto, roubo ou extravio de carteira de identidade, de motorista, CPF, cheques e cartões bancários.

Por conta disso, a Associação Comercial e industrial de São Carlos (ACISC), em parceria com a Boa Vista SCPC, separou algumas dicas do que pode ser feito para evitar possíveis fraudes.

Em primeiro lugar, sempre é orientado para que o folião saia carregando apenas uma cópia autenticada do RG ou da Carteira de Habilitação e deixe os documentos originais em casa. Em caso de cheques e cartões, só leve se for realmente utilizar.

Para os que não se precaverem e se tornarem vítimas de furto ou roubo dos itens descritos acima, a primeira providência é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia. No Estado de São Paulo, é possível fazer esse registro pelo site da Polícia Civil.

Em seguida, é importante fazer a inclusão do furto, roubo ou perda nos serviços disponíveis gratuitamente na Boa Vista SCPC. Assim, cada vez que um lojista consultar o número do CPF, um alerta é disparado com a informação de que a documentação foi roubada, furtada, extraviada ou perdida, evitando que o nome do cidadão seja usado para golpes.

 

Como registrar

Para fazer o registro, basta ter o Boletim de Ocorrência feito em delegacia em mãos e preencher o formulário da Boa Vista SCPC disponível no aplicativo da ACISC. A vítima também pode vir até a associação para informar o dano.

Se preferir realizar o alerta online, é só acessar o site Consumidor Positivo, realizar o cadastro e informar quais documentos estão desaparecidos.

As informações ficam disponíveis no ‘SOS Cheques e Documentos’ por cinco anos e o próprio cidadão pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Se quiser manter o aviso de extravio após esta data, é necessário registrar um novo Boletim de Ocorrência.

Deixe um comentário