SÃO CARLOS | Jornada da Educação continua nesta sexta-feira no SESC

A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta sexta-feira, dia 8 de março, a partir das 8h, no SESC São Carlos, a segunda etapa da “Jornada da Educação – Educar para Transformar”. O planejamento escolar tem como objetivo a formação e qualificação dos profissionais da área.

O planejamento escolar é uma ação garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por meio dessa lei é assegurado que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado para pensar, apontar e efetuar o planejamento pedagógico, obtendo assim um melhor controle das atividades educacionais que irão ocorrer durante o ano letivo.

“O planejamento é uma oportunidade de avaliar o que foi feito anteriormente e, assim, pensar em novas estratégias para que a instituição continue avançando, sempre atenta aos novos desafios e às demandas que possam surgir de dentro ou de fora da escola. Nesse sentido é muito importante pensar no planejamento escolar não como algo estático e definitivo, mas como um documento norteador que deve ser sempre revisado com base na realidade da instituição”, explica Nino Mengatti, secretário municipal de Educação.

Nesta quinta-feira (7) várias atividades foram realizadas nas unidades educacionais, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no CeFPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) e no SINDSPAM(Sindicado dos Servidores Públicos e Autárquicos de São Carlos). Entre as ações foram ministradas palestras com os seguintes temas: “Critérios e diagnóstico para os transtornos de aprendizagem” (Tais de Lima Ferreira Mattar), Alimentação escolar e boas práticas de cozinha” (Renata Siqueira Fonseca Neves); “Reflexões do cuidar e educar nas ações pedagógicas” (Equipe Gestora); “Revisão do Projeto Político Pedagógico a luz dos resultados das avaliações internas externas (Equipe Gestora); “Formas de Comunicação” (Maria Rita David Pereira Raymundo); “Aprendizagem da leitura na EJA” (Equipe CeFPE). Os auxiliares administrativos que trabalham na área da educação também receberam orientações.

Já nesta sexta-feira (8) as ações serão concentradas no SESC, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A abertura será com a apresentação do grupo Girafulô, na sequência serão realizadas homenagens pelo Dia da Mulher. A primeira palestra será ministrada pelo professor doutor César Nunes com o tema “Educação, Vivências e Aprendizagem”.

Deixe um comentário