SÃO CARLOS | Prefeitura encerra Jornada da Educação – Educar para Transformar

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, encerrou nesta sexta-feira (8) a Jornada da Educação – Educar para Transformar, atividade que faz parte da semana de formação dos profissionais da rede municipal de ensino.

Hoje a rede municipal de ensino atende mais de 15.500 alunos em 58 unidades escolares, sendo 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 9 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e 1 Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA). No total são 1.840 profissionais concursados, dentre esses 1.400 professores. Outras 1.500 crianças são atendidas em projetos, programas, parcerias e entidades conveniadas.

O secretário municipal de Educação, Nino Mengatti, fez a abertura oficial do evento após a apresentação do grupo Girafulô. Também participaram do evento a reitora da UFSCar, Profª Dra. Wanda Hoffmann, os vereadores Azuaite Martins de França e Roselei Françoso, a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzáles Costa Blanco, Patrícia Ribeiro, representante da Secretaria de Educação de Araraquara, a gerente do SESC São Carlos, Vilma de Marchi, além da diretora pedagógica e do chefe de gabinete da Secretaria de Educação de São Carlos, respectivamente, Cilmara Seneme Rui e Leandro Severo e dos secretários municipais José Paulo Gomes (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) e Walcinyr Bragatto (Trabalho, Emprego e Renda).

“São Carlos investiu 27,75% do orçamento em educação, no ano de 2018. Ao todo, o município tem aproximadamente 17 mil alunos contando com as instituições conveniadas. São 3 escolas em construção, sendo 2 no Eduardo Abdelnur e 1 no Jardim Araucária, e a licitação de outra, no Planalto Verde já está em andamento. A política do prefeito Airton Garcia é de sempre investir cada vez mais em educação. Além da aquisição de uniformes, kits escolares, ampliação e reformas das unidades escolares, o fortalecimento na capacitação, na qualificação dos professores é uma realidade. Nosso objetivo é valorizar cada vez mais a categoria”, disse Nino Mengatti.

O secretário de Educação lembrou, ainda, dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “A educação municipal alcançou a média de 7 pontos em 2017. A meta era para 2021. Temos que agradecer publicamente os profissionais da educação. Se não fossem eles, esse avanço não seria possível. O Centro de Formação foi fundamental para a qualificação da rede. Agora temos que ampliar esse índice”, contou Mengatti.

A palestra principal do evento foi ministrada pelo professor doutor César Nunes, titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP, com o tema “Educação, Vivências e Aprendizagem”. Para o palestrante, a Jornada da Educação promovida pela Secretaria de Educação de São Carlos marca um momento muito importante na educação. “O Brasil vive um momento bem diferente com a Base Nacional Comum Curricular e investir na capacitação permite que os professores coloquem na prática as novas ideias e os novos dispositivos da educação brasileira. Somente 25% dos municípios brasileiros fazem isso, por isso parabenizo São Carlos”, enfatizou o palestrante.

Durante o evento a Secretaria Municipal de Educação homenageou seis professoras da rede municipal de ensino pelo Dia Internacional da Mulher. Receberam as homenagens Idalina Rosimar André (EMEB Arthur Natalino Deriggi), Maura Martins Ramalho Boschelia (EMEB Carmine Botta), Núbia Gomes Mendes da Silva (CEMEI Walter Blanco), Anésia Maria dos Santos Ferreira (atuou como diretora nos CEMEIS José Antunes, Cônego Manoel Tobias, Maria Lúcia Marrara e na EMEB Afonso Fiocca Vitali), Ivone Aparecida Ribeiro de Camargo (professora de educação especial desde 1989) e Stella de Lourdes Garcia (EMEB Maria Ermantina Tarpani).

O planejamento escolar é uma ação garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por meio dessa lei é assegurado que todos os profissionais que atuam na área de educação possam contar com um tempo destinado para pensar, apontar e efetuar o planejamento pedagógico, obtendo assim um melhor controle das atividades educacionais que irão ocorrer durante o ano letivo.

Deixe um comentário