SÃO CARLOS | Com atendimento referenciado, HU da UFSCar inaugura ambulatórios em quinze especialidades 

Atendimentos são gratuitos e realizados por equipes multiprofissionais altamente capacitadas

Serão inaugurados neste ano ambulatórios em quinze diferentes especialidades no Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com as novas especialidades, o HU passa a oferecer 39 ambulatórios em 28 especialidades para atendimento ao público, mediante agendamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidades Médicas (Ceme) de São Carlos.

Nos ambulatórios, o paciente é atendido pelo médico especialista e recebe orientação multidisciplinar. “As equipes são formadas por médicos especialistas e professores do Departamento de Medicina da UFSCar, além de fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores físicos que fazem acompanhamento multiprofissional. Os atendimentos também são realizados por estudantes e residentes do curso de Medicina da Universidade, sob a supervisão dos preceptores e docentes”, diz Meliza Roscani, médica e Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU.

Os ambulatórios de especialidades do HU-UFSCar tiveram início em 2017 e, atualmente, oferecem em média 1,7 mil consultas mensais, contribuindo para o atendimento à população de São Carlos. “Essa oferta colabora muito com a saúde pública no Município; temos um atendimento diferenciado ao paciente, seguimento regular, prescrição médica e damos acesso a vários exames, contribuindo para prevenção e tratamento de doenças”, destaca Roscani.

Especialidades

Os novos ambulatórios são nas seguintes especialidades: Ginecologia endócrina; Urologia geral; Uroginecologia; Doenças inflamatórias intestinais; Gastroenterologia cirúrgica; Geriatria; Pós-alta de Pediatria e Clínica Médica; Obesidade infantil; Infectologia geral (casos agudos); Patologia do trato genital inferior; Transtornos cognitivos; Dermatologia geral e procedimentos; Curativos; Pequenas cirurgias; e Diagnóstico por biópsia e aspirado de medula óssea. Os dois últimos têm início previsto para abril.

Até 2018, as especialidades oferecidas eram: Cardiologia (três ambulatórios); Diabetes multidisciplinar (com endocrinologista, educador físico e nutricionista); Endocrinologia; Nefrologia (dois ambulatórios); Hematologia (dois ambulatórios); Fonoaudiologia (três ambulatórios); Gastroenterologia e Hepatologia (três ambulatórios); Alergia e imunologia pediátrica; Avaliação pré-operatória em Cardiologia.

De acordo com Meliza Roscani, “as especialidades ofertadas são sempre alinhadas com a demanda da rede municipal de Saúde e contam com a expertise de docentes e preceptores altamente qualificados, muitas vezes especialistas em doenças de difícil diagnóstico e manejo”. Além disso, algumas estão vinculadas à formação dos estudantes de Medicina da UFSCar, o que garante que as práticas estejam amparadas pelos conhecimentos e discussões mais atuais em cada área.

Por exemplo, o ambulatório de Geriatria, que terá início em março, será o único dessa especialidade na região de São Carlos, destinado a pacientes idosos, não acamados, mas que apresentam risco de queda ou mudança no comportamento cognitivo. “O ambulatório de Geriatria trará um diferencial no atendimento à população de São Carlos, que tem apresentado demanda crescente nos cuidados para esse público. Agora poderemos oferecer tratamento com qualidade e estrutura adequadas”, afirma Ângela Leal, Superintendente do Hospital. “Em seu conjunto, os ambulatórios de especialidades do HU-UFSCar vêm expandir significativamente a oferta de serviços de Saúde de qualidade à população de São Carlos”, conclui Leal.

Deixe um comentário