POLÍTICA | Julio Cesar quer que Ibaté se torne Município de Interesse Turístico

Ibaté poderá receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT), em breve. A proposta foi apresentada na Alesp no pelo ex-deputado Julio Cesar (PR), publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DO) no último dia 15 de março e, se aprovada, garantirá mais recursos para obras e programas na cidade.

Nesta terça-feira, 19, Julio Cesar visitou o prefeito José Luiz Parella (PSDB) e deu a notícia, entregando em suas mãos, a publicação do D.O. “O município possui um potencial turístico muito grandioso, nas mais variadas áreas desse setor: turismo social, turismo de lazer, turismo cultural, turismo de negócios e eventos, turismo de esportes, turismo de aventura, turismo ecológico, turismo rural, turismo gastronômico, turismo religioso, enfim, são muitas as opções de turismo que Ibaté oferece”, contou.

Atualmente, o Estado de São Paulo tem 97 MITs e ainda pode, por lei, criar mais 43. Essas cidades recebem trata­mento diferenciado por parte do governo estadual, com direito a verbas específicas para investimentos em obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo.

A ideia de transformar Ibaté em MIT foi levada ao ex-deputado pelo próprio prefeito Zé Parrella. “Infelizmente, o Julio Cesar ficou pouco tempo na Alesp, representando Ibaté e nossa região, porém, nesse curto espaço, provou a responsabilidade e comprometimento com nosso município. Correu atrás de várias demandas e encaminhou ao governador João Doria. Esperamos que ele se sensibilize e nos atenda”, comentou o prefeito.

Além do MIT, Julio Cesar também pleiteou a modernização dos trevos de acesso ao município, na rodovia Washington Luís (SP-310), a construção do novo Fórum Distrital da cidade, e a possibilidade da destinação de emenda parlamentar, via bancada do PR (Partido da República).

Atrações turísticas

Em Ibaté, várias quedas d’água podem ser visitadas, no sítio Nossa Senhora da Aparecida, no sítio do Córrego Amarelo, na Fazenda Palmeiras. Na Fazenda Palmital e na Usina Açucareira da Serra, além de belas cachoeiras, podem ser vistas construções antigas. Em torno da cidade, encontram-se dezenas de cachoeiras, todas com a vegetação exuberante, sendo que algumas cachoeiras chegam a ter quedas de até 40 metros de altura. Ibaté tem muito privilégio por suas águas e por isso o número de visitantes cresce a cada ano para buscar refúgio em um lugar com belezas naturais inesquecíveis.

A Igreja Matriz Centenária, recentemente restaurada e reformada, também é um dos atrativos aos visitantes, devido ao projeto arquitetônico e a sua beleza. Além das atrações musicais e artísticas, os turistas também poderão acompanhar as ornamentações natalinas da Praça Central, o Presépio em Tamanho Real, e o Presépio Artesanal do Sr. Angelim Perruci. O Rodeio de Ibaté, de acordo com a organização, movimenta R$ 4 milhões na economia da região, por conta das caravanas, hospedagem e alimentação, além da contratação de seguranças particulares por noite.

Deixe um comentário