ESPORTE | Ituano vence mais uma e quebra invencibilidade do Sampaio Basquete

Em segunda vitória em casa, Galo bateu a equipe maranhense por 54 a 49

 

Jogando mais uma vez em casa neste sábado, o Ituano bateu o líder e até então invicto na LBF, Sampaio Basquete. Por 54 a 49, o Galo conquistou sua segunda vitória em casa em partida de tirar o fôlego, e mostrou que tem condições de lutar pelas primeiras posições da competição.

O rubro-negro acumula agora 4 vitórias em 6 partidas, um aproveitamento de 66,7% e sobe para a 4ª colocação da Liga, ao lado do Santo André/Apaba que disputou apenas três jogos.

A vitória sobre o Sampaio, como aponta o placar, não foi fácil. As duas equipes disputaram ponto a ponto ao longo de todo o jogo. No primeiro tempo, o Ituano venceu os dois quartos por poucos tentos: 15 a 12 no primeiro período e 18 a 12 no segundo (parcial de 33 a 24).

Na volta do intervalo, uma queda no sistema ofensivo do Galo, registrando apenas quatro pontos, permitiu que a equipe maranhense virasse o placar, marcando 15 tentos e fechando com a parcial de 37 a 39. Mas, em tempo, o time da casa retomou o controle da partida no último quarto, marcou 17 pontos – 7 a mais que as visitantes – e teve a frieza necessária para segurar o resultado.

Está foi uma vitória para levantar a moral da equipe, que após começar a LBF com duas vitórias, sofreu duas derrotas jogando em casa. “Foi uma vitória extremamente importante, ganhamos do líder. A gente vinha jogando bem, só não jogamos bem contra Araraquara. Jogamos [hoje] contra uma equipe muito forte, que tem algumas jogadoras de alto nível técnico como a Raphaella, a Tati, a Scaife e elas formam um time brilhante, um time guerreiro”, reconhece o técnico do Ituano Antônio Carlos Barbosa.

O treinador, que no Campeonato Paulista do ano passado viu a equipe ter dificuldade na defesa ao longo de toda competição, hoje elogia o bom trabalho do sistema defensivo. “Nós estamos defendendo muito bem e mesmo nos momentos que nos tornamos irregulares ofensivamente, a defesa sustenta o jogo. E foi justamente isso que aconteceu, nós fizemos um quarto muito ruim – fazer 4 pontos não existe -, mas tivemos força e nos recuperamos. Seria uma grande injustiça se nós perdêssemos o jogo, uma grande injustiça pelo que nós jogamos, pelo que nós fizemos, pela luta, pelo empenho”, afirma o treinador.


Publicidade


A MVP da partida foi a ala do Sampaio Basquete Raphaella Monteiro, com 12 pontos, 7 rebotes e 15 de eficiência. A cestinha também foi da equipe maranhense, a ala/armadora Tyler Scaife, com 16 tentos.

Pelo rubro-negro, a atleta a mais pontuar foi a pivô Gabriela, com 14 pontos (6 rebotes e 11 de eficiência). A jogadora afirma que a equipe fica “muito feliz por ter mais uma vitória em casa, principalmente em cima de quem está liderando e estava invicto” e acredita que este seja resultado de todo trabalho desenvolvido pelo elenco e comissão técnica. “A gente está tendo uma crescente durante o campeonato e espero que seja cada vez melhor”, afirma.

Outro destaque do Ituano foi a lateral Patrícia (Chuca), que conquistou a maior eficiência da equipe (12). “Estava com dúvida se conseguiria jogar o jogo todo, por causa dos desgastes que o último jogo proporcionou, mas estou feliz com meu desempenho. A sensação é de dever cumprido e o time está de parabéns, o tempo todo unido, querendo a vitória, fazendo ajuste na defesa e mantendo o foco”, comemora a atleta.

No próximo confronto, o Galo busca quebrar mais uma invencibilidade, a do Vera Cruz Campinas, a única equipe a ainda manter 100% de aproveitamento, apesar de registrar apenas 4  jogos já disputados.

A partida ocorre na quinta-feira, 11 de abril, às 19h, na Unidade Paineiras da Associação Atlética Ponte Preta (Rua Artur Teixeira de Camargo, 2-152, Jardim das Paineiras) em Campinas e terá transmissão ao vivo pela ESPN.

“Agora é esfriar a cabeça de novo, a gente tem outro confronto que vai ser muito importante, contra outra equipe muito forte. O trabalho de hoje foi ótimo, a gente conseguiu o resultado que queria e agora é trabalhar para os próximos”, avalia Gabriela.

“É um time que está chegando bem, que está bem preparado, são jogadores que se dedicam bastante. Eu nunca desacreditei desse time”, conclui o técnico Barbosa.

Fotos: Nathane Agostini

[sp_wpcarousel id=”37366″]