GERAL | UFSCar recebe inscrições para curso sobre uso de drones em laudos ambientais 

Formação teórico-prática é destinada a profissionais atuantes na área ambiental, peritos judiciais e estudantes

 

O Grupo de Pesquisa Novos Direitos, vinculado ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas para o curso de “Uso de drones em laudos ambientais”. O objetivo é fornecer conhecimento teórico e prático sobre a utilização de imagens captadas por drones em análises ambientais, especialmente em laudos ambientais.

O curso apresenta conhecimentos sobre manuseio de drones, uso e manipulação das informações obtidas, técnicas de análise de imagens e aplicação em estudos de casos relacionados às perícias ambientais. As imagens geradas por esses equipamentos podem ser amplamente utilizadas em estudos do meio ambiente e auxiliam na identificação de fenômenos e processos, assim como na averiguação da ocorrência de danos ou crimes ambientais.

A capacitação – voltada a profissionais atuantes na área ambiental ou interessados a ingressar nesse campo, peritos judiciais e estudantes – é coordenada pelo professor Celso Maran de Oliveira, do DCAm, e tem carga horária de 24 horas, sendo 16 horas presenciais aos sábados (nos dias 29 de junho e 6 de julho), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; e oito horas de atividades extraclasse (com material disponibilizado online). As aulas serão expositivas, com utilização de recursos audiovisuais, e também práticas – com manipulação de drone e elaboração de laudo pericial.

O valor de investimento é de R$ 500 e as inscrições devem ser feitas até o dia 26 de junho pelo site da Box UFSCar (https://box.ufscar.br), o novo catálogo online de cursos da Universidade. Todos os concluintes receberão certificado. Mais informações estão disponíveis no sitehttps://droneslaudosamb.faiufscar.com. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]