SÃO CARLOS | Santa Casa registra crescimento de 32,8% no número de atendimentos no triênio

Instituição completa 128 anos nesta sexta-feira, 12 de abril reafirmando-se como o maior hospital filantrópico da região

 

A Santa Casa de São Carlos alicerçada no propósito de cuidar das pessoas para que elas possam desfrutar as coisas boas da vida, completa 128 anos nesta sexta-feira, 12 de abri de 2019. 

O maior hospital filantrópico da região registrou no ano passado 264,4 mil atendimentos de média e alta complexidade, para uma população de 390 mil habitantes que vivem em São Carlos, Descalvado, Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito e Porto Ferreira.

Nestes atendimentos estão incluídos exames, internações, cirurgias e consultas médicas, por exemplo. Ao compararmos os números de 2016 com 2018 registra-se um crescimento de 32,85%.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a vocação desta instituição reafirma-se no atendimento à Saúde com responsabilidade social de forma filantrópica. “Estamos comprometidos com a humanização, com a segurança do paciente, a nossa perspectiva é oferecer resolubilidade, com a possibilidade de cura e de reintegração do paciente na família e na sociedade”.

A Santa Casa é credenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nas Redes RUE (Rede de Urgência e Emergência) e Cegonha, a Instituição faz parte ainda do programa Hospital Estruturante do governo estadual, o que configura uma inserção regional efetiva no acesso à assistência à Saúde.

No pronto-socorro do Hospital e Maternidade foram registrados 79,9 mil atendimentos em 2018. Neste período foram registrados perto de 3,6 mil partos.

O hospital oferece ainda serviços de Urgência e Emergência com 12 médicos presenciais no Pronto-Socorro e Maternidade, além de 18 especialistas de plantão à distância.

Composta por 309 leitos, sendo que 63,4% são destinados ao SUS, a Santa Casa contempla dentro deste panorama, 30 leitos de UTI sendo 20 para o complexo adulto e 10 para o infantil, 11 salas cirúrgicas e salas de estabilização hemodinâmica.

UTI quebrou paradigmas dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI-SUS) que monitora as taxas de infecção relacionada a assistência à saúde. Em dois anos as infecções na Corrente Sanguínea e do Trato Urinário Associado ao uso de Cateter foram reduzidas a zero.

Oncologia

O serviço de Oncologia efetuou perto de 8,1 mil atendimentos na Santa Casa incluindo procedimentos ambulatoriais, cirúrgicos, quimioterápico e radioterápico. As cirurgias oncológicas chegaram a 1.3 mil no último ano.

A Administração do hospital faz investimentos contínuos nos segmentos da cancerologia. A radioterapia atendeu perto de 570 pacientes de todo o Estado com o Acelerador Linear– que oferece a técnica inovadora RapidArc no tratamento do câncer.

A Santa Casa foi pioneira no interior do País ao instalar o Acelerador Linear UNIQUE Performance – equipamento de alta tecnologia radioterapia, para pacientes do SUS e convênios.  Com sessões mais rápidas, próxima de 10 minutos, os pacientes contam com tratamento que oferece menor efeito colateral e alta resolutividade.

Fotodinâmica

A Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa é o setor de intercâmbio entre a Instituição e o Grupo de Pesquisa de Ótica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP).

Os projetos desenvolvidos pelo setor oferecem acesso a tratamento com tecnologia de ponta por meio da associação do laser e ultrassom.

Desde que foi criado em 2014 perto de 7 mil pacientes passaram pelos projetos revolucionários na Saúde, nos tratamentos do câncer de pele, da mucosite, na redução dos efeitos colaterais do diabetes, artrite e artrose.

Difusão do conhecimento

O Departamento de Ensino entrou em 2019 com 10 programas de Residência Médica com 44 médicos cursando especialização, 150 alunos de internato de três cursos de Medicina do Estado, além de ser responsável por mais de 600 estagiários de cursos da área de Saúde.

O setor é um dos pilares do Planejamento Estratégico, que orienta e projeta o crescimento da Instituição.

Nefrologia

O Serviço de Nefrologia e responsável por atendimento 210 pacientes que geram perto de 3 mil procedimentos mensais. O setor, que passa a ser gerenciado pela Santa Casa em 2019, é composto por 41 máquinas dializadoras com cadeiras automáticas embarcadas com tecnologia de ponta da Alemanha.

A água, que abastecem as máquinas, recebe filtragem desinfecção dupla para garantir o processo adequado na assistência à Saúde. 

Diagnóstico por Imagem

O Centro Integrado de Diagnóstico por Imagem realizou 18,6 mil procedimentos no último ano. Exames como densitometria óssea, mamografia e raio X digital, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia foram ofertados aos pacientes SUS e convênio.

Está em funcionamento o Tomógrafo 128 canais ampliam diagnósticos, por exemplo, em artérias coronárias no qual permite visualizar imagens tridimensionais do coração.

O setor projeta para este ano a inauguração dos equipamentos de medicina nuclear traz inovação com a angiografia digital.