IBATÉ | Idosos, professores, servidores da saúde e doentes crônicos já podem se vacinar contra Influenza

O Departamento Municipal de Saúde de Ibaté informa que idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, doentes crônicos e indígenas, já podem receber a vacina contra a Influenza.

Até o dia 31 de maio, as vacinas serão disponibilizadas nas unidades de saúde da cidade. Elaine Sartorelli, assessora geral do Departamento de Saúde, informa que entre 10 e 19 de abril a vacina foi aplicada em crianças, gestantes e puérperas. Neste período 104 doses foram aplicadas em crianças até 06 anos, o que corresponde a uma cobertura de 28,04%; 159 gestantes procuraram as unidades, atingindo cobertura de 44,28% e 34 puérperas (57,62%) foram imunizadas.

Elaine Sartorelli ressalta que desde a última segunda-feira foram incluídos outros grupos, porém, crianças, gestantes e as puérperas ainda podem receber a vacina. “Foi iniciada a nova fase da vacinação com outros grupos de risco, mas o primeiro grupo pode continuar recebendo a vacina nas unidades de saúde”, contou.

A assessora lembra que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. “Gostaria de convocar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para que procurem as unidades de saúde e recebam a imunização. Os três grupos (crianças, gestantes e puérperas) também continuam”, esclareceu.

Estudos realizados pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, asseguram que não há nenhuma condição que proíba a aplicação da vacina. “Até indivíduos alérgicos ao ovo estão liberados para tomá-la. Sobre os eventos adversos, a picada pode causar, no máximo, uma pequena alergia no local de injeção”, disse Elaine.

A meta do Departamento Municipal de Saúde de Ibaté é vacinar pelo menos 90% do total de pessoas que estão nos grupos de risco. No dia 04 de maio, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Todas as unidades de saúde estarão abertas para que as pessoas dos grupos de risco possam ser imunizadas. As unidades de saúde de Ibaté estarão abertas das 8h às 17h.

O prefeito José Luiz Parella também ressalta a importância da vacinação. “A população que pertence aos grupos de riscos devem se atentar sobre a importância de se vacinar e ficar imunizada de graves doenças. Como sempre digo, não podemos brincar com Saúde, temos que cuidar. Se você faz parte do grupo, pegue a sua carteirinha de vacinação e se dirija para a unidade de saúde mais próxima da sua casa”, alertou.