
O Cartório Eleitoral de Ibaté, localizado na rua Eduardo Apreia, 489, no bairro Jardim Mariana, irá funcionar em regime de plantão neste sábado (13). O atendimento será das 8h às 13h.
De acordo com o servidor do Cartório Eleitoral da cidade, Reginaldo Perucci Soarde, a ação tem o objetivo de incrementar o número de cidadãos que já fizeram a biometria.
Segundo levantamento do portal Região em Destake, até dezembro de 2018, Ibaté registrava um total de 25.007 eleitores aptos a votar, sendo 6.715 (26,85%) com biometria e 73,15% (18.292) sem o cadastro biométrico. Atualmente, a cidade conta com 25.200 eleitores.
Em Ibaté, a biometria ainda não é obrigatória, porém, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao Cartório, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura. “O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos”, explicou Reginaldo.
Documentos necessários
Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal, certidão de nascimento ou de casamento); comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias etc., desde que contenham nome e endereço e sejam recentes com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, caso o tenha.
Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Implantação no Estado
O cadastramento biométrico iniciou-se no Estado de São Paulo no ano de 2010, no município de Nuporanga. Em 2015, foi estendido para todo o Estado, sem obrigatoriedade de comparecimento. No pleito de 2018, 100 cidades paulistas tiveram a identificação totalmente biométrica dos eleitores no momento do voto.