GERAL | HU-UFSCar esclarece sobre os procedimentos de atendimento à população 

Em 2018, Hospital realizou 26 mil consultas e 96 mil exames a pacientes de São Carlos e região

Em virtude das informações divulgadas recentemente a respeito de seu atendimento, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que, somente em 2018, realizou mais de 26 mil consultas de pronto atendimento (Pediatria, adulto e Saúde Mental) e do ambulatório de especialidades e aproximadamente 96 mil exames.

O HU-UFSCar presta atendimento em urgência e emergência referenciada; internação em Clínica Médica, Pediatria e Saúde Mental (esta última considerada como referência pela Diretoria Regional de Saúde – DRS); consultas ambulatoriais de diferentes especialidades; e exames de imagem e de apoio diagnóstico. Todos esses atendimentos são realizados a partir da regulação do acesso ou encaminhamento pelas unidades de saúde da cidade.

Em 2018, 230 alunos de graduação, de nove cursos diferentes (Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Gerontologia, Educação Física e Psicologia) realizaram estágio no Hospital, além do desenvolvimento de 41 projetos de pesquisa e de extensão.

Os resultados dão o exemplo do compromisso com a assistência à população da cidade, e principalmente, com a formação de excelência de novos profissionais e o incentivo à pesquisa, características de um hospital universitário.

Essas ações só foram possíveis após melhorias implantadas nos últimos anos. Em 2018, foi inaugurada enfermaria com 54 leitos (Clínica Médica, Pediatria e Saúde Mental), além da oferta de novos exames (ecocardiograma, endoscopia digestiva alta e espirometria), que trouxeram impactos positivos à assistência do HU. Em 2019, o número de especialidades do ambulatório aumentou 460%, passando de cinco para 28, com atendimento para adultos, idosos e crianças, além de novos exames de apoio diagnóstico: teste ergométrico, monitorização de pressão arterial e colonoscopia. Na área de ensino, além de novas salas de aula, em 2019 teve início a residência em Clínica Médica, importante para o cenário de prática na formação dos profissionais.

Para 2020 está prevista a entrega de dez leitos de UTI e cinco salas de centro cirúrgico, instalações que contribuirão para o aumento dos serviços prestados e a qualidade na formação dos estudantes de São Carlos.

A Superintendência do HU-UFSCar afirma que está em constante articulação para melhorias na gestão da unidade e em busca de novos recursos visando o incremento da oferta de serviços à população sem prejudicar os atendimentos e o ensino. Além disso, se coloca à disposição para qualquer esclarecimento sobre sua atuação, pelo e-mail comunicacao.hu.ufscar@ebserh.gov.br.