SÃO CARLOS | Julio Cesar propõe estudo para implantação do “bueiro inteligente”

O vereador Julio Cesar (PR) protocolou um requerimento solicitando da Prefeitura um estudo para implantação de bueiros inteligentes em São Carlos. O bueiro inteligente é uma maneira simples para evitar o entupimento e que facilita na coleta o lixo e dos resíduos que ficam nele, também apresenta 100% da redução de poluentes. Em muitas cidades, isso agilizou em 50% a manutenção desse serviço. Isso simplifica muito o processo e vai acabar com aquilo de ter que descer na tubulação para fazer o desentupimento.

Em sua argumentação, Julio Cesar disse que tendo em vista às diversas enchentes e pontos de alagamento que ocorrem na nossa cidade devido ao acúmulo de resíduos e obstrução das bocas de lobo, a instalação dos bueiros inteligentes poderia minimizar este problema, impedindo que a sujeira entre no sistema de esgoto.

“Foi desenvolvido um sistema que envolve um filtro para conter o lixo e um software que faz a gestão dos filtros instalados, assim, cada bueiro é cadastrado no software da empresa responsável pelo serviço de limpeza que calcula o tempo medido para o recipiente chegar próximo ao limite, de acordo com a localização do dispositivo na cidade em relação aos rios e a infraestrutura local. O sistema avisa a empresa na data programa para que os bueiros sejam limpos e para que o filtro seja esvaziado”, explanou o vereador.