
Reportagem e Fotos: Paulo Melo
Dando sequência à Semana de Segurança Pública de Ibaté, na manhã desta terça-feira, 21, no salão social do Grêmio Recreativo e Esportivo Ibaté (Grei), o coronel reformado da Polícia Militar, Luiz Alberto Andrade de Almeida, palestrou aos cerca de 300 estudantes das seis escolas estaduais que participam do evento.
Andrade ressaltou que Ibaté, mais uma vez, está dando um exemplo de cidadania e de que a organização pode trazer sucesso e paz para as pessoas. “Esse evento, justamente, vem coroar essa ideia no sentido de ensinar esses adolescentes, futuros cidadãos e dirigentes da nossa nação, como se portar, crescer, tornar a sociedade próspera, enfim, construirmos cidadãos felizes. Esse é o principal objetivo da minha palestra aqui hoje”, afirmou.
O coronel contou que procurou trazer uma série de ideias para os adolescentes, ensinando como viverem em sociedade, a dinâmica social. “Muita gente tem dificuldade de entender e esse é um dos maiores motivos das grandes ações criminais, da instabilidade que o país vem passando”, relatou.
Andrade ressaltou que trabalhou por 32 anos na Polícia Militar e quase 100% dos marginais que prendeu na sua carreira, nenhum entendia o que é viver em sociedade. “Não entendia que a liberdade dele termina onde começa a do outro, então, isso faz com que o jovem transgrida as normas jurídicas e acaba indo parar na cadeia”, afirmou. “Esse evento, justamente, é importante por isso, nós vamos trazer aqui para os adolescentes, a ideia de como se portar de forma que consiga tornar a sociedade melhor, criando um clima de harmonia interessante para que todos vivam felizes”, completou.
Sobre a Legislação Processual Penal, segundo o coronel, ela tem uma série de detalhes que poderiam ser ajustados. “O que está sendo feito pelo atual governo do presidente [Jair] Bolsonaro, no sentido de tornar as normas mais rígidas para que as pessoas evitem cometer crimes, mas o papel mais importante, antes de enrijecer a legislação, é ensinar as pessoas os caminhos do sucesso. Acho que esse evento foi fundamental para a gente trazer, realmente, essa mensagem”, finalizou.
A Semana de Segurança Pública foi instituída no município, através de uma lei municipal do ex-vereador Fábio Gomes, sendo realizada pela Prefeitura de Ibaté, com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ibaté, além da participação das forças de segurança da cidade: Polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.
Programação:
- Dia 22 de maio, às 09h30, palestra com o juiz da 2ª Vara da Família, Dr. Paulo Cesar Scanavez;
- Dia 23 de maio, às 09h30, palestra com o representante da OAB Vai à Escola, Dr. Daniel Cardoso;
- Dia 23 de maio, às 14h30, palestra com o Dr. Luis Fernando C. da CUnha Lima, da ACADEPOL;
- Dia 24 de maio, às 09h30, palestra com o Doutor em Educação pel UFSCar, Dr. Renato Cássio Soares de Barros;
- Dia 25 de maio, às 09h00, encerramento do evento, na Pirâmide Mata do Alemão, com exposição de viaturas policiais, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Ações Sociais, Musicais e Lúdicas.
[sp_wpcarousel id=”39963″]