INTERNACIONAL | São Carlos caminha para implantação de Smart City

A assinatura do Memorando de Entendimento entre a Prefeitura de São Carlos, R20 (Regiões da Ação Climática), E-cloud Energy Corporation, Aspern Seestadt e Advanage Áustria-São Paulo realizada na manhã desta segunda-feira (27/5), durante o “Smart City Workshop”, em Viena, na Áustria, deixou a cidade mais próxima de implementar o projeto Smart City no município.

São Carlos foi selecionada e indicada pela Fundação R20 (Regiões da Ação Climática) para receber um projeto de cidade inteligente nos moldes de Aspen, na Áustria. “Nós encontramos em São Carlos todas as qualidades e potenciais para receber esse projeto de cidade inteligente”, explicou José Pinheiro Machado, diretor da R20 no Brasil, em visita a cidade em abril.

No workshop, os secretários de Planejamento e Gestão, Caco Colenci, e de Comunicação, Mateus de Aquino, apresentaram o potencial da cidade para o desenvolvimento da Smart City. “O dia foi bastante produtivo e de muito trabalho. Assinamos o Memorando de Entendimento e a criação do grupo de trabalho. Nos comprometemos em fazer o levantamento topográfico da área para a viabilização do projeto”, informou Caco Colenci.

O evento foi organizado pela R20 (Regiões da Ação Climática) e contou com a participação da embaixadora da Áustria no Brasil, Irene Giner-Reichi; do embaixador do Brasil na Áustria, Antônio Marcondes, representantes da Agência de Negócios de Viena e do Advantage Austria, além de empresas como Aspern Smart City Reserarch, Fronius Solar, Ertex solar, E-cloud Energy Corporation e Virids.

Os secretários também visitaram Aspern Seestadt, a Smart City criada pelos austríacos, com base em conceitos inovadores e sustentáveis. “O projeto de Smart City é um empreendimento urbano alto sustentável. Viena tem a experiência necessária para ajudar São Carlos nesse projeto que ultrapassa a ideia de conjunto habitacional e chega a uma aproximação maior entre governo e cidadão. São Carlos pode se tornar uma referência em Smart City, não só na região, mas para todo o Brasil”, contou Colenci.

Em São Carlos, o prefeito Airton Garcia comentou a participação do município no projeto. “Estamos bastante confiantes que São Carlos irá conquistar recursos estrangeiros para a implementação de um projeto como esse. Temos capital humano, universidades, centros de pesquisas e principalmente, uma visão inovadora para investir num projeto, buscando sempre melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Airton Garcia.

Para o professor, pesquisador e secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, a cidade está pronta para esse desafio. “São Carlos está preparada para implantar e desenvolver o projeto de Smart City. O município tem toda uma infraestrutura de pesquisas e projetos, parcerias com universidades, indústrias e empreendedores do Brasil e do exterior que permite a implantação de uma Smart City”, disse o secretário.