OPORTUNIDADE | ACESSUAS Trabalho tem início em São Carlos 

Programa pretende atender cerca de 900 pessoas e ampliar as oportunidades delas no mercado de trabalho

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, deu início ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho). O Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

“Esse programa vai colaborar na capacitação das pessoas que estão precisando de informações para entrar no mundo do trabalho. O Acessuas Trabalho é direcionado para um público prioritário que precisa ampliar a capacidade na busca por vagas, na participação de cursos e de todas as oportunidades que envolvem o mundo do trabalho. Serão várias ações desenvolvidas ao longo desse programa e também enquanto conhecimento e de desenvolvimento de habilidades e interesse dos participantes”, explicou a secretária de Cidadania de Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

A iniciativa visa articular políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego. “O Programa prevê encontros de qualificação para a preparação da entrada no mundo do trabalho. Hoje em dia é crescente o número de pessoas que estão fora do mercado, desempregados. Por meio do ACESSUAS, vamos qualificar essas pessoas e auxiliá-las nesse retorno”, afirmou Fernando Oliveira, diretor de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

O Programa é voltado para as populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Os interessados devem procurar os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) do território de referência. Informações também podem ser obtidas na Secretaria de Cidadania e Assistência Social pelo telefone 3371-2290.

Confira os endereços dos CRAS:

  • CRAS ARACY – Rua Orestes Mastrofrancisco, 430 – Cidade Aracy – 3375-8685;
  • CRAS SÃO CARLOS VIII – Rua Luiz Luchesi Filho, 01 – São Carlos VIII – 3361-2130;
  • CRAS PACAEMBU – Rua Paraná, 720 – Pacaembu – 3375-7505;
  • CRAS SANTA FELÍCIA – Rua José Quatrochi, 140 – Arnon de Mello – 3374-3937;
  • CRAS JOCKEY CLUBE – Rua Rio Paraguai, 295 – Jockey Clube;
  • CRAS SANTA EUDÓXIA – Rua Cristóvão Martinelli, 150 – Santa Eudóxia – 3379-1441.