IBATÉ | Colégio Objetivo realiza 19ª Gincana Solidária

O Colégio Objetivo Ibaté realizou nesta segunda-feira, 03, a abertura da 19ª Gincana Solidária. O evento tem como objetivo ensinar aos alunos a importância de ser solidário e de se partilhar com o próximo. Os alunos arrecadam várias cestas básicas que serão doadas para instituições e famílias que necessitam.

A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, da presidente da Câmara Municipal de Ibaté, Regina Enfermeira, do vereador Steigue Faccio e da ex-prefeita Lu Spilla (PSDB).

Várias apresentações também fizeram parte da solenidade de abertura, entre elas, a participação do diretor municipal de Esportes, Raul Seixas II, com a pira olímpica.

O tema central dessa edição é a história da cidade de Ibaté, que completa 126 anos no dia 24 de junho.

História do município de Ibaté

A palavra Ibaté, que tem origem no tupi-guarani, significa, de acordo com os dados oficiais, lagoa seca, que se justificaria pela existência de “lagoas” imaginárias, principalmente nas margens das estradas de rodagem

Em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa do Tenente-coronel João Evangelista de Toledo e dos seus genros, os senhores José Candido Porto e Capitão Candido Tripeno, foi fundada, próximo da Estação Visconde do Pinhal, a povoação de São João Batista da Lagoa.

Em 24 de outubro de 1900, por influência do Chefe Major José Ignácio de Camargo Penteado, um decreto elevou a povoação à categoria de Distrito de Paz e a mesma passou a ser chamada por Vila de Ibaté.

A então Vila de Ibaté desenvolveu-se com a economia baseada no cultivo do café realizado nas grandes fazendas que contaram com o trabalho fundamental dos imigrantes europeus.

A cidade de Ibaté, começou com os imigrantes, devido a uma forte crise na Europa, vieram em busca de emprego, pois já se falava que o Brasil era uma terra melhor para se viver, e para conquistar uma nova vida. A maioria dos imigrantes eram italianos, e com um número menor; espanhóis portugueses, japoneses e alemães.

Muitos comparavam terras, montaram pequenas empresas como de macarrão, guaraná, velas etc. Mas a grande maioria veio para trabalhar na lavoura de café .

As famílias mais antigas da nossa cidade são: Milori, Donatoni, Ibelli, Cione, Facio, Trevisan, Lopes, Trinta, Fraige, Riccó, Ruscito ,Tonilo, Biondo etc.

O ano era 1954, Ibaté era distrito da vizinha SãoCarlos e através de um plebiscito Ibaté se emancipou, tornando assim um município. O ano da emancipação coincidiu com o ano da primeira safra da Usina Açucareira da Serra que era da propriedade dos irmãos Morganti. Em Ibaté até então só havia pequenas empresas, e a usina contribuiu com vários empregos.

Até 1954 não tinha nenhuma estrutura para chamar Ibaté de uma cidade, dada limitações nos recursos que tinha. Foi quando chegou o progresso com uma pessoa que se chamava Donato Rossito o primeiro prefeito de Ibaté.

A partir daí já se via os funcionários da prefeitura abrir valas nas ruas a fim de passar a rede de agua e esgoto, serviço esse feito com pás, enxadas, enxadões e picaretas porque não havia na época retroescavadeiras.

Na praça central havia somente um banco de madeira que era arrastado de lado a lado conforme o sol batia. Então a praça foi totalmente remodelada, já com bancos de concreto, globos na iluminação, grama. Era um lugar de lazer um ponto de divertimento, passeio e quando começava o cinema que tocava o prefixo, todos adentravam o cinema.

Funcionava em Ibaté o cinema chamado Cine Rosário, mas infelizmente não existe mais, devido chegada da televisão mudou os costumes das pessoas.

De imediato foi construído o belo prédio da prefeitura, onde também funcionava a câmara municipal.

A base da economia é a produção sucroalcooleira e, por isso, o Município ainda depende muito da safra da cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, ao fato de poucas empresas estarem instaladas no Município. Possui um potencial turístico ainda inexplorado e pela excelente localização tem tudo para atingir um bom patamar de desenvolvimento. O Município tem o cognome de “Encanto do Planalto” em virtude da sua altitude.

Ibaté tornou mais alegre porque ver as coisas acontecerem traz muita alegria. Temos a tradicional festa de São João e o Rodeio.

Chegando em 2019 olhando para traz, vemos que muitas coisas aconteceram em Ibaté. Hoje ela se tornou e uma cidade moderna, simpática e boa para se viver.

[sp_wpcarousel id=”41114″]