Os direitos das pessoas com deficiência são garantidos pela legislação em todas as áreas do desenvolvimento humano: da educação ao mercado de trabalho, da saúde ao lazer. Porém, o acesso a equipamentos públicos, bem como, para realização de atividades recreativas é uma das grandes dificuldades encontradas por essas pessoas.
Pensando nisso, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes, idealizou o projeto “Inclusão com Diversão”. Na manhã desta terça-feira, 04, ao lado do diretor presidente da Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), Julio Cesar Alves Ferreira, o parlamentar visitou o Kartódromo para acertar os detalhes da sua implantação. “Em São Carlos não existe um espaço que ofereça essa inclusão para que os pais ou familiares, que tenham alguma criança ou ente querido na família com algum tipo de deficiência, possam leva-los. Então, estamos criando, em cima de um projeto de lei que já existe, nessa praça maravilhosa aqui do Kartódromo, esse espaço com vários brinquedos para que todos tenham um espaço para interagir junto com a população”, contou.
Lucão ressaltou que a ideia nasceu no seu coração. “Procurei esse competente presidente da Prohab, que é uma pessoa diferenciada, e ele ficou encantado com essa ideia. Existe um projeto chamado projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), que oferece esse tipo de atividade em várias cidades e quis trazê-lo para São Carlos. Estamos iniciando aqui no Kartódromo e vamos torna-lo existente. Esse projeto vai sair do nosso coração e da nossa mente”, declarou.
O objetivo é proporcionar um espaço de lazer e diversão com acessibilidade para que as pessoas possam estar interagindo. “Quero parabenizar o Júlio porque ele já idealizou o projeto e, num futuro bem próximo, estaremos implantando com playground totalmente acessível para essas crianças, que ficarão bem na entrada, ou seja, como um cartão-de-visita do nosso Kartódromo, esse espaço que será reservado para essas pessoas com algum tipo de deficiência”, ressaltou Lucão.
O diretor presidente da Prohab declarou que incluir sem divertir foge do propósito inicial. “O Lucão, quando nos procurou como propositor, inicialmente, desse projeto – depois viemos saber que já havia uma lei municipal – teve a ideia de impulsionar e dar vazão para que as pessoas entendam a importância de que não basta incluir, mas fazer com que a pessoa se sinta interagindo ao ambiente e esse local é propício para isso, que é divertir, brincar e trazer o lazer e entretenimento para inclusão social”, destacou Julio.
Junto com o diretor presidente, Lucão Fernandes visitará as cidades onde já exista esse projeto para ver quais os brinquedos que serão colocados. “Esse será o nosso próximo passo. Vamos visitar as cidades e ver quais as opções iremos implantar aqui em nossa cidade”, finalizou o parlamentar.