CONEXIDADES | Sérgio Ciqueira Rossi recebe o Título de Cidadão Honorário de São Carlos

A Câmara Municipal de São Carlos entregou na manhã desta sexta-feira (7), o Título de Cidadão Honorário de São Carlos ao Secretário-Diretor Geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sérgio Ciquera Rossi.

A solenidade ocorreu durante o 2º Conexidades, no Cenacon do Hotel Nacional Inn e foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Lucão Fernandes (MDB).

Em seu pronunciamento, Lucão falou da carreira de Sérgio Rossi e ressaltou que o título é uma forma de agradecê-lo. “É uma forma de expressarmos todo o nosso reconhecimento e nossa gratidão, pelo brilhante trabalho que o Dr. Sérgio vem desenvolvendo a frente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Mais uma alegria para mim, como presidente legislativo, presidir os trabalhos do 2º Conexidades e entregar esse título a uma pessoa da envergadura do nosso homenageado. Para mim, é uma coisa que vai ficar marcada na minha história”, relatou.

Sérgio Rossi agradeceu ao título e relatou que recebê-lo é a demonstração da certeza de que cumpriu seu papel com muita responsabilidade. “Vejo nessa concessão, o reconhecimento pelo trabalho que tenho desempenhado no Tribunal de Contas e acho que esse título não é meu, é do Tribunal de Contas do Estado. Eu recolho o título, que está no meu nome, mas na verdade é o Tribunal que me deixa, com uma emoção imensa, tornar-me, mais uma vez, cidadão, agora de São Carlos, cidade querida da trajetória da nossa vida”, comentou.

No Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 1970, quando ingressou mediante concurso público, Sérgio Rossi ocupou cargos administrativos e técnicos. Como auditor, atuou na fiscalização financeira, e como advogado, foi chefe da assessoria jurídica, chefe de gabinete da presidência por vários anos, e Secretário-Diretor Geral desde 1989.

Atingiu o reconhecimento unânime por parte de todos os Tribunais de Contas pela conduta conciliadora, extrema devoção ao controle externo e notadamente pelos atributos pessoais da simpatia, cordialidade, competência profissional e lealdade.

Especialista em legislação e administração pública, particularmente no tocante à Lei de Improbidade Administrativa e a Lei de Responsabilidade Fiscal, Dr. Sérgio se destaca por transmitir a vereadores, prefeitos e servidores em todo o Estado, instrução e orientação nas ações referentes à administração pública. Integrante da Comissão que elaborou o anteprojeto da Lei de Licitações, como especialista em matéria de controle externo, ministra palestras em eventos, simpósios e congressos promovidos pelos Tribunais de Contas do Brasil. Nessas ocasiões aborda mais especificamente, temas reativos à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Cidadão que valoriza a família e os amigos, ao lado da conduta leal, construtiva e educativa em seu trabalho, destaca-se também como benemérito, atuando como voluntário no Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho.

“Agraciá-lo com o título de Cidadão São-carlense nos enche de satisfação e orgulho, pois sua história de vida guarda semelhança com as de seus novos concidadãos e a história da cidade que o recebe de braços abertos”, finalizou Lucão Fernandes.

Os vereadores Moisés Lazarine, Roselei Françoso e Daniel Lima, bem como, o prefeito Airton Garcia; o presidente da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo); o secretário municipal de Governo, Dr. Edson Fermiano; o secretário geral, o diretor legislativo e o diretor financeiro da Câmara Municipal, respectivamente, Rodrigo Venâncio, Netto Donato e Paulo Bolzan, também participaram da solenidade.