CONEXIDADES | Marco Antonio Villa faz reflexão sobre o momento político brasileiro

Fotos: Paulo Melo

O historiador Marco Antonio Villa encerrou o programa de palestras dessa segunda edição do CONEXIDADES apresentando um panorama sobre o Brasil que temos e o que precisamos. O palestrante explanou sobre alguns momentos históricos do país, como a Revolução de 30, que construiu o Brasil moderno, e a crise política de 1964, até seus reflexos nos dias de hoje.

Segundo Villa, crise econômica e política, juntas, sempre geram uma ruptura. Como em 30, que construiu o Brasil moderno. “Estamos pagando o preço dessa política econômica hoje. De 2014 a 2016 tivemos o pior triênio da economia. Hoje, estamos vivendo uma situação econômica muito grave, o crescimento do país, neste ano, deve ser em torno de 0.8%. É uma situação muito difícil em termos econômicos. Não há crise internacional, o problema é interno”, afirmou.

O palestrante ainda ressaltou que é no município que o cidadão vê seu problema e é com o vereador que ele vai reclamar. “O processo de mudança é um processo coletivo. É preciso discutir o que está sendo feito. Todos têm que se inteirar dessa discussão. A questão que se coloca é que as temáticas econômicas são complexas, o Brasil precisa discutir seriamente isso, ouvir os agentes públicos”, comentou. Ao final, Villa destacou: “apesar de tudo, sem nenhum ufanismo, acho que temos todas as condições de sair da crise. Instituições mais sólidas. Nunca tivemos o interesse por política tão grande como tivemos agora. Podemos melhorar muito e criar um grande Brasil”.

 O painel contou ainda com a participação do Senador Major Olímpio, que afirmou a importância de se atuar mais com o Brasil, como um todo, e não só em Brasília. Além disso, reafirmou a importância do Estado: “São Paulo precisa de recursos, ainda é e vai continuar sendo a locomotiva deste país. É a hora de buscarmos desburocratizar as ações públicas, da mesma forma as empresas públicas. Precisamos impulsionar os bancos públicos para que tenham a condição de ser impulsionadores de políticas públicas”. Encerrando o programa, o Prefeito de Ribeirão Preto esboçou o desejo de que o próximo CONEXIDADES ocorra em sua cidade. Participaram do painel: Augusto Aras, Subprocurador da República, Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Ribeirão Preto – RMRP, Carlos Manhanelli, Presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Mateus de Aquino, Secretário de Comunicação de São Carlos, Ana Eliza, Vereadora de Palmital, Carlos Bertelli, Vereador de Franca, Antonio Maçon, Vereador de Jaú, Ronaldo Gasparello, Prefeito de Torrinha, Ney Ribas, Presidente do Observatório Social Brasileiro – OSB e o Deputado Federal Coronel Tadeu de Lemos.

Ao final do painel, ocorreu ainda a sessão solene de encerramento da segunda edição do CONEXIDADES, com a presença de diversas autoridades como: Airton Garcia, Prefeito de São Carlos, Lucão Fernandes, Presidente da Câmara de São Carlos e Sebastião Misiara, Presidente da UVESP.