SERVIÇO | ACISC conscientiza sobre a importância da doação de sangue

Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Nesta sexta-feira (14) é comemorado anualmente o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2014 para homenagear os doadores e conscientizar os outros sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Por entender a importância mundial da campanha, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) se solidariza com a Santa Casa de São Carlos para reforçar a necessidade de doação. Atualmente, no Banco de Sangue, todos os estoques estão de nível crítico a alerta.

Confira abaixo as características, benefícios e procedimentos necessários para se tornar um doador.

Veja como é fácil e seguro doar sangue

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 kg ou mais e não estar em jejum. É permitida a ingestão de alimentos leves como pão, leite, suco e frutas. Em caso de doação após o almoço, é necessário aguardar três hor0as. O doador não deve ingerir bebida alcóolica 24 horas antes da doação e não pode fumar uma hora antes.

Procedimentos

Para realizar o cadastro, o morador deve apresentar documento de identidade com foto e órgão emissor e informar endereço, telefone, trabalho e outros dados pessoais.

Na pré-triagem é verificado peso, estatura, pulso, pressão arterial, temperatura e um teste rápido que avalia a porcentagem de glóbulos vermelhos.

A entrevista é confidencial, individual e tem como objetivo preservar a saúde e bem-estar do doador e minimizar os riscos de o receptor adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, portanto, confie em seu entrevistador e seja sincero.

Quando apto a doar, o doador assina um documento concordando com os procedimentos que serão realizados, e que respondeu com honestidade a todas as perguntas.

Cuidados após a Doação

É necessário ingerir bastante líquido, não fumar por duas horas, aguardar 30 minutos antes de dirigir, não realizar exercícios intensos no dia da doação e não exercer força com o braço puncionado.

Riscos ao Doar Sangue

Eventualmente pode ocorrer: queda de pressão, tontura, náuseas e vômitos, hematoma no local puncionado, dor ou dificuldade para movimentar o braço puncionado.

Quem doa sangue: não engorda nem emagrece, não tem risco de “pegar” doenças, não afina nem engrossa o sangue e não é obrigado a doar sempre!

Veja quem não pode doar sangue

Não pode ser um doador quem possui Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), alcoolismo crônico, relações sexuais de risco, diabéticos e pacientes que passaram por tratamento oncológico. Quem utiliza medicação é necessário apresentar os nomes dos remédios. 

Também não pode ter feito endoscopia/colonoscopia nos últimos seis meses, ter tido gripe, dor de garganta, febre e diarreia nos últimos 15 dias, transfusão de sangue, tatuagem e piercing em um ano ou ter feito uso de antibióticos em 25 dias.

Curiosidades e vantagens

Segundo a CLT, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho em casa 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. A doação é rápida e todo o processo não dura mais que uma hora e, em São Carlos, o estacionamento em frente a Santa Casa é gratuito para doadores.

Em São Carlos, a Lei Municipal nº 17.505 assegura aos doadores de sangue um desconto de 50% em quaisquer eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, salas de cinema, teatros e espetáculos em geral.

No Estado de São Paulo, os doadores não pagam taxas de inscrição ao participar de editais para concursos públicos. Para ter direito ao incentivo, o candidato precisa comprovar que doou sangue ao menos três vezes no período de 12 meses.

Endereço para doações

Santa Casa de São Carlos
Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 535 – Jardim Pureza

Horários de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 08:00 as 12:00 horas.
Segunda e quarta-feira, das 14:00 às 16:00 horas.
Sábado das 08:00 as 11:00 horas.