EDUCAÇÃO | Dia Mundial do Meio Ambiente é tema de palestra na escola Julio Mendes

Assim como outras importantes datas, o Meio Ambiente também tem seu dia especial, que é o dia 5 de junho. Esta data foi estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, durante à Conferência de Estocolmo, na Suécia, marcando assim um encontro importante entre vários países na busca da defesa do meio ambiente.

No Brasil, a partir de 1974, foi iniciado um trabalho específico de preservação do meio ambiente, através da criação da Secretaria Especial do Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza. Porém, não é o que temos visto hoje em dia. Em razão da modernidade e da praticidade da vida, o lixo tem aumentado e levado a natureza ao caos da poluição e da destruição.

Sabendo de sua importância, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos, colocando em pauta como pequenas atitudes do nosso cotidiano podem fazer muita diferença para o planeta.  Para o Diretor Alexandre Moraes Gaspar, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores. “O tema faz parte do nosso planejamento e tem como objetivo esclarecer que temos uma grande responsabilidade com o nosso planeta, uma vez que grande parte dos impactos ambientais que ocorrem têm origem antrópica, ou seja, são causadas por indivíduos de nossa espécie, direta ou indiretamente”, salientou Gaspar.

O diretor da Unidade de Ensino destacou a importância dos professores e funcionários na conscientização dos alunos em relação ao tema e ressaltou que além das aulas e exposições, foi realizada uma palestra no dia 05 de junho com a professora mestre em Ciências Ambientais da USP para os professores, alunos, pais e comunidade.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece destaque. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia. É necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos. Pensando nisso, trouxemos a professora especialista Carla Cristina Castanheiro dos Santos, que ministrou uma palestra sobre impactos ambientais causados por resíduos sólidos domésticos. Além de trazer conhecimento, foi mais um momento de trazer a família e a comunidade para a escola, afinal, escola e família devem ser parceiras em busca de um ensino de qualidade”, destacou Gaspar.

Para finalizar a noite de conhecimento a turma do 4º Ano C da professora Vania Maria Frésca fez uma linda apresentação, encantando a todos e encerrando com chave de ouro o evento.

A direção agradeceu a presença dos pais, professores e alunos e presenteou a professora Carla Castanheiro com uma cesta chocolates. “Foi uma honra receber e aprender com uma especialista em Ciências Ambientais. Agradeço a professora Carla, os professores da Unidade de Ensino, os professores de Educação Física, Música, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e toda a comunidade que dedicou parte da noite para estar junto com o filho e com a escola, compartilhando experiências e aprendizado”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destacou a importância da conscientização sobre o Meio Ambiente e parabenizou a Unidade de Ensino pela iniciativa. “Sabemos que precisamos tomar atitudes em nosso cotidiano para colaborar com o meio ambiente. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas são algumas atitudes que podem fazer a diferença. Por isso é muito importante que as crianças desde cedo aprendam e tomem consciência de como ajudar o meio ambiente. Parabéns para a escola Julio Mendes, ressaltando que a comunidade tem a oportunidade de colaborar com o meio ambiente, já que a escola é um ponto de coleta de óleo e pilhas. Levem suas pilhas e óleo até a Unidade de Ensino e contribua para uma cidade cada vez melhor”, finalizou o chefe do Executivo.