SEGURANÇA | PM, GM e Fiscalização realizam blitz para coibir o barulho de escapamentos de motocicletas

Em mais uma ação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, a Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, a Guarda Municipal, o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e agentes de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, realizaram na tarde desta quinta-feira (27/6) uma operação para coibir o barulho excessivo de escapamentos de motocicletas na região da Praça Itália.

Durante a operação foram abordados motocicletas e carros. As autoridades verificaram documentação dos veículos e condutores e checaram exigências do Código Nacional de Trânsito. O Departamento de Fiscalização utilizou o aparelho decibelímetro para a medição sonora dos escapamentos das motos.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, a operação é necessária para coibir a alteração e modificação dos escapamentos originais, o que tem causado muitas denúncias de barulhos de motos.

Em São Carlos, a “Lei do Sossego Público” permitiu um combate mais eficiente à poluição sonora o que trouxe mais tranquilidade para os moradores da cidade. Segundo a lei, pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado e os proprietários de imóveis ou veículos, que infringirem qualquer dispositivo da Lei de Poluição Sonora, estão sujeitas a sanções individual ou cumulativamente, independente da obrigação de cessar a transgressão e de outras sanções a multa simples; embargo da obra; interdição parcial ou total do estabelecimento, atividades, evento público licenciado, festa de caráter público que cause perturbação do sossego público e cassação imediata do alvará de licenciamento do estabelecimento.

Para o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, a lei está sendo aplicada de forma integral. Segundo ele, o vereador Robertinho Mori tem apoiado a Secretaria de Segurança e a Fiscalização no intuito de proporcionar treinamento para que a legislação de poluição sonora seja bem aplicada na cidade.

As motocicletas abordadas na operação estavam regulares.