ESTATÍSTICA | Maio registra aumento de emprego formal no comércio de São Carlos

O Núcleo de Economia da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) fez um levantamento do crescimento de empregos formais em São Carlos nos últimos 30 dias, influenciado pelo aumento de vendas nas datas comemorativas dos meses de maio e junho.

Os dados apontam que em maio os contratos formais de trabalho aumentaram em 4.216 postos, representando 5,67%, com relação ao mês passado. O aumento do emprego com carteira cresceu mais no setor de serviços, seguido do comércio, indústria, construção civil e agropecuária.

Segundo as estimativas do IBGE para as regiões metropolitanas, as ocupações no município – emprego formal nos setores público e privado, empregadores, autônomos, trabalhadores por conta própria e trabalho doméstico – podem ter atingido 155.000 pessoas com rendimentos.

Na Região Central do Estado, onde São Carlos está situada, o emprego formal cresceu em 22.661 novos postos no mesmo período. Da mesma forma que em São Carlos, o setor de serviços liderou a expansão de contratos com 6.849 postos de trabalho; a agropecuária expandiu a demanda por trabalho em 6.107 postos; o comércio aumentou em 4.300, a indústria 4.024 e a construção civil em 1.381 postos.