SÃO CARLOS | Crianças de 6 meses a menores de 9 anos devem tomar a 2ª dose da vacina contra a gripe

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos alerta os pais para que levem seus filhos para receber a 2ª dose da vacina contra a Influenza. Devem ser novamente imunizadas crianças de 6 meses a menores de 9 anos que receberam a vacina contra a gripe pela primeira vez.

O intervalo entre as duas aplicações é de 30 dias. A Vigilância orienta para que os pais não deixem atrasar a segunda dose, pois somente após essa segunda dose a criança ficará totalmente protegida contra as complicações do vírus Influenza, causador da gripe.

Em São Carlos durante a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários, período de 10 de abril a 31 de maio, foram aplicadas 8.793 doses em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, o que correspondeu a uma cobertura de 57,45%.

“Temos separadas 4.700 doses para vacinar crianças que necessitam tomar a segunda dose, por isso alertamos os pais para que levem seus filhos na unidade de saúde mais próxima da sua residência. As crianças fazem parte do grupo prioritário porque estão sujeitas a complicações após infecção do vírus influenza, ou seja, têm maior probabilidade de sofrer com pneumonias e outros casos graves. Solicitamos que os pais não se esqueçam de levar a carteira de vacinação”, ressalta Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

A cobertura vacinal contra a influenza em São Carlos, considerando todos os grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, doentes crônicos e indígenas) durante o período oficial da campanha foi de 65,16%. Após a liberação para toda a população aumentou para 81,67%.

A Vigilância Epidemiológica informa que fora as doses reservadas para a segunda dose em crianças, as unidades de saúde de São Carlos ainda possuem 3.700 doses para aplicação na população em geral.