SÃO CARLOS | Ecoponto do São Carlos VIII está sendo reformado

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos comunica que o Ecoponto do São Carlos VIII já está sendo reformado pela empresa vencedora do processo licitatório. Nesse período em que o local passa por melhorias não estão sendo recebidos nenhum tipo de resíduo.

A empresa está refazendo as guaritas, cerca, calçamento, baias, telhados, vai instalar nova iluminação externa e fazer a pintura interna e externa. A área coberta vai receber telhas de fibrocimento e será separada por baias executadas em alvenaria de blocos de material reciclado, pintadas por classe e tipo de resíduo que receberá. O piso também vai ser revestido de material reciclado. Outra exigência prevista no contrato é a colocação no local de recipientes plásticos, conhecidos como bombonas, de coleta seletiva (vidro, plástico, papel/papelão, metais).

Os ecopontos são áreas públicas para a captação de pequenas quantidades de entulho de pequenos geradores. As unidades recebem resíduos de construção civil, os resíduos de móveis, colchões, volumosos, poda de árvore e também, material da coleta seletiva. O descarte permitido e de no máximo um metro cúbico por munícipe.

Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos, pede a compreensão da população para que não depositem nenhum tipo de material no ecoponto do São Carlos VIII e até mesmo na redondeza durante a execução das obras. “Estamos trabalhando para melhorar o serviço oferecido à população, mas para isso precisamos da colaboração de todos, inclusive denunciado quando presenciar alguém fazendo descarte irregular”, solicita Olmo.

O valor extraído na licitação para a reforma dos cinco ecopontos foi de R$ 443.432,15. O prazo para a conclusão dos serviços de todas as unidades é de 90 dias.

Os Ecopontos de São Carlos estão localizados, além do São Carlos VIII, no bairros São Carlos III, Jardim Paulistano, Jardim Medeiros e Jardim Ipanema.

Gerenciamento

A Prefeitura de São Carlos também contratou, via processo licitatório, outra empresa para controlar o acesso, fazer a triagem, classificação e destinação ambientalmente correta dos resíduos depositados nos ecopontos.

Para organizar a coleta de resíduos, todos os ecopontosvão trabalhar com caçambas, uma para cada tipo de resíduos.  São seis caçambas, retiradas em dias alternados. Os ecopontos do Jardim Paulistano e Ipanema já estão funcionando neste novo sistema.

O horário de funcionamento dos ecopontos também foi ampliado. Os locais estão abertos para o recebimento de resíduos de segunda a sábado, das 8h às 18h e aos domingos, das 8h às 12h.