GERAL | Qualificada para o Município VerdeAzul, São Carlos trabalha para melhorar índices com baixa pontuação

São Carlos foi qualificada para a próxima fase do Programa Município VerdeAzul, ação desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), em parceria com as cidades. Cento e sessenta e quatro cidades obtiveram o certificado de qualificação e serão reavaliados para o Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas.

O Programa trabalha a elaboração e a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios. A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual.

“A qualificação de São Carlos significa que o município está progredindo na área de meio ambiente. Estamos trabalhando em todas as áreas para que São Carlos esteja entre as melhores cidades do estado do ponto de vista ambiental e assim oferecer melhores serviços para a população”, contou o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

O município encaminha aos técnicos do PMVA as 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação. “Estamos orgulhos dessa edição que recebeu um volume recorde de inscritos para a qualificação. Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”, destacou o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. “Esta marca possibilita agregar valor para os produtos gerados nos municípios. É um símbolo que gera recurso. O mundo sustentável abre uma nova oportunidade para vocês e vamos buscar a certificação para que essa seja a consciência do nosso Estado”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

No final do ano, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) fará a divulgação do Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas a partir de uma nova avaliação dos índices. “Para melhorar ainda mais a nossa nota e subir no ranking ambiental, estamos finalizando o Plano de Gestão Integrado de Resíduos e o de Saneamento e desenvolvendo um grande projeto de arborização”, informou o professor Tundisi.

Em 2018, São Carlos ficou na 111ª colocação no ranking ambiental do Estado de São Paulo, subindo 27 posições em relação ao ano de 2017. Na cidade, os servidores Anna Paula Luiza e Rogério, da Secretária de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação são os interlocutores do Programa Município VerdeAzul.

Para saber – Atualmente, estão inscritos no Programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.