IBATÉ | Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, destaca projeto Merenda das Férias

O Projeto Merenda nas Férias foi destacado em rede nacional, pelo Programa Encontro com Fátima Bernardes desta quinta-feira, 25, na Rede Globo de Televisão.

Fátima enviou uma equipe de produtores à cidade para conhecer o funcionamento do programa que foi idealizado pelo prefeito José Luiz Parella (PSDB), que sensível às condições e necessidades de muitas famílias de Ibaté, determinou o fornecimento da merenda escolar, também nas férias.

A reportagem esteve na casa da dona de casa Juliana Martins, a qual contou a dificuldade que vem passando para alimentar os seus seis filhos. “Às vezes dá vontade de comer macarrão e não tem”, contou Yasmin, uma das filhas.

A merenda nas férias está sendo servida por três escolas municipais, que juntas reúnem 1700 crianças, entre 4 e 11 anos e quase metade dos alunos aproveitam para comer. Os funcionários servem 800 refeições por dia. Tudo é preparado pela equipe de servidores da própria prefeitura, que não descansa nem nas férias da garotada e o cardápio é balanceado para garantir as necessidades nutricionais das crianças.

“Eu sei que tem muitas crianças que não têm o alimento em casa, então, a gente faz com mais vontade e com mais amor porque a gente sabe que, às vezes, vai ser o único alimento do dia que eles vão ter”, contou o merendeiro Paulo Oliveira.

A merendeira Ivanete esteve ao lado da apresentadora contando mais sobre a experiência do projeto Merenda das Férias. “Faz oito anos que eu trabalho com as crianças e, com certeza, surpreendeu no início, o fato de nas férias elas se apresentarem na escola para fazer a refeição. Esse projeto foi criado pelo prefeito [Zé Parrella] que tinha preocupação no período das férias, das crianças não ter o que comer e criou esse projeto. E foi sempre assim, a gente achava que ia ter só criança, mas depois a criança levava um amiguinho, um parente, o pai, a mãe, enfim, a família inteira se beneficia com esse projeto”, contou a profissional.

“A gente começa as transformações perto da gente, então que esse exemplo de Ibaté e de outras escolas, faça com que a gente fique atento, porque realmente as pessoas estão precisando e perto da gente, certamente, tem alguém que tá precisando”, finalizou a apresentadora Fátima Bernardes.