SERVIÇO | Restam poucas doses da vacina contra a gripe em São Carlos

Quem ainda não recebeu a imunização contra a gripe deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima da sua residência já que o estoque de vacina contra a influenza está no fim e o Ministério da Saúde não vai enviar novas doses.

Em São Carlos durante a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários, período de 10 de abril a 31 de maio, foram aplicadas 52.135 doses da vacina, o que correspondeu a uma cobertura vacinal de 65,16% do público alvo. Desde o encerramento da Campanha, quando o Ministério da Saúde liberou a vacina para o público em geral, foram aplicadas mais de 20 mil doses, aumentando a cobertura vacinal para 81,67%.

A Vigilância Epidemiológica informa que agora, fora as 500 doses reservadas para as crianças, as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família possuem juntas somente 480 doses para aplicação na população em geral.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, ressalta Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos lembrando que terminando as doses que estão nas unidades, termina a vacinação.

A composição da vacina desse ano é diferente da aplicada em 2018. “A vacina da influenza tem uma proteção de 12 meses. Se eu tomei o ano passado, a proteção terminou. É importante lembrar que a vacina muda a composição anualmente, pois são vírus diferentes que circulam todo ano. É difícil o mesmo vírus circular novamente”, alerta Kátia Spiller.